Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Na quinta-feira dia 13 de maio a Secretária de Desenvolvimento Humano e Social de Passo de Torres Ana Lucia Joaquim e a Assistente Social Tais Broch de Borba tiveram reunião com membros do Conselho Tutelar do município, participaram a Presidente do conselho Dinorá Marques e os membros Jaqueline Irazóqui de Matos, Gilson Castilho, Carle Chagas e Tânia Pereira Cravo. A Secretária Ana cumprimentou a todos e agradeceu a presença, colocando em pauta quais ações que estão sendo feitas em prol das crianças e adolescentes do município, explicou que estão havendo questionamentos tanto do Ministério Público quanto da Administração Municipal e demais entidades referentes a estas ações de prevenção e do não acolhimento das crianças e adolescentes. A Presidente Dinorá relatou que o Conselho trabalha com visitas às famílias e fazem um monitoramento para evitar ao máximo o “acolhimento”, que só acontece em último caso, falou ainda que o acompanhamento é realizado de forma territorial, ou seja, visando principalmente as áreas mais carentes do município. (Acolhimento é quando a criança ou adolescente é afastado da família por motivo de risco iminente, e geralmente é encaminhada a Casa Lar). Dinorá também falou da necessidade de ter encaminhamento para os jovens que pudessem ser a um trabalho, isto os manteriam afastados da violência e drogas. A Assistente Social Tais disse que o trabalho está direcionado na criação de projetos e iniciativas para atender crianças e adolescentes, foi debatido entre os presentes a forma de buscar recursos para tais projetos, pela UNICEF (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância) e do FIA (Fundo especial para captação de recursos que serão destinados à área da infância e da adolescência).A Secretária Ana mencionou programas como o Jovem Aprendiz e deu exemplo do Néviton Saldanha Filho que faz estágio na CASAM através do CRAS, destacou a importância de estender os atendimentos às crianças e adolescentes através da educação, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) antigo PETI, que busca os atendimentos em grupo com crianças, adolescentes, adultos e idosos (Projetos para idosos se encontram finalizados prontos para execução). A Secretária Ana sugeriu reuniões com Giovana e Aline do CRAS e Alessandra do SCFV, para buscarem juntos mais alternativas em projetos de prevenção às crianças e adolescentes. Para finalizar a Secretária Ana falou que o mais importante e ter foco na vulnerabilidade das famílias, e pediu a dedicação de todos em prol do melhor para crianças e adolescentes, que tem certeza que várias pessoas podem ajudar sendo voluntárias, e mais, falou que a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social está desenvolvendo projetos de hortas comunitárias, artesanato para jovens, mães e idosos, falou também de outra novidade, o Estaleiro Escola, um programa que envolve a Colônia de Pescadores e Administração Municipal, onde jovens irão aprender uma nova profissão na fabricação de embarcações de pequeno porte.