Comunicado sobre o caso suspeito de meningite em Passo de Torres

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), da Secretaria de Saúde de Santa Catarina informa que foi notificada do óbito de uma professora, de 36 anos, moradora do município de Passos de Torres (SC), por suspeita de meningite. Ela foi internada em Torres (RS) e faleceu no sábado (12) pela manhã.

A DIVE/SC acompanha o caso e aguarda os resultados dos exames, que estão sendo realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, para a confirmação ou não do diagnóstico de meningite.

No entanto, mesmo ainda sem a confirmação, medidas de prevenção já foram tomadas. As vigilâncias epidemiológicas do estado de Santa Catarina e do município de Passos de Torres já realizaram a quimioprofilaxia – administração de antibiótico capaz de prevenir a infecção – em todos os contatos próximos da professora (alunos da sala de aula e familiares da professora).

A DIVE/SC esclarece que, em casos de suspeita de meningite bacteriana transmissível, o procedimento recomendado pelo Ministério da Saúde é a administração de medicamentos apenas para as pessoas que, de fato, tiveram contato próximo com o paciente (beijo, compartilhamento de itens pessoais). Isso porque a meningite não é transmitida pelo ar.

Desta forma, pessoas que frequentaram a escola, mas não tiveram contato próximo com a professora não correm risco de desenvolver a doença.