RESULTADO DO CONCURSO “Diz que é do Passo mas nunca…”

O Concurso foi avaliado pelo Conselho Municipal de Cultura, seguindo critérios históricos, culturais, de identificação e representação da cidade.
1° Lugar: “Diz que é do Passo mas nunca molhou os pés atravessando a ponte antiga”. Frase de Patricio Cozza Apolinario.
A primeira ponte pênsil, inaugurada em 1964, serviu a todos os passotorrenses e visitantes, como travessia mais rápida, antes só era possível através de canoa ou balsa. Era uma grande aventura para quem era turista, e muitas vezes um desafio para quem era morador de Passo de Torres, pois para quem trabalhava, estudava, teria que obrigatoriamente, em dias de cheias da maré do rio, molhar os pés, pois a distância entre a água e a passarela de madeira era bem baixa, como mostra a foto. A ponte é um símbolo de Passo de Torres e está no Brasão do Município. É do patrimônio histórico, e sempre estará na memória do povo do Vale Sagrado do Mampituba.