Maior Desfile Cívico da história de Passo de Torres contou com a participação de 3 mil pessoas

Em 26 de setembro de 1991 a Lei Estadual N° 8.350 elevava o então distrito de Passo de Torres a categoria de Município. Uma data histórica que aconteceu no mês em que anualmente o Brasil comemora sua Independência. O Desfile Cívico, organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, com a temática “Passo de Torres: do Ipiranga ao Mampituba, independência e desenvolvimento” abordou nesta segunda-feira (26/09) as duas datas mais importantes para todos os passotorrenses, neste ano, em alusão ao Bicentenário da Independência do Brasil e aos 31 anos de emancipação político-administrativa do Município.

A concentração do desfile aconteceu logo pela manhã, às 8h, em toda extensão da Rua Beira Rio, desde a Ponte Anita Garibaldi até a Praça dos Pescadores. Segundo a organização, participaram mais de 03 (três) mil pessoas distribuídas em 17 (dezessete) pelotões e 06 (seis) Bandas Marciais. Os números impressionaram o público presente e confirmaram o sucesso do desfile que não acontecia há dois anos devido a situação pandêmica.

A comitiva foi liderada pela Banda Marcial do Município de Passo de Torres, criada no ano de 2000 com integrantes das Escolas Municipais e Estaduais e que atualmente conta com mais de 90 componentes sob a regência de Deumar da Silva. Também se apresentaram a Banda do Exército, a Banda Rua Nova de Balneário Gaivota/SC, a Banda Alcino Pedro Rodrigues de Torres/RS, a Banda Municipal de Três Cachoeiras/RS e a Banda Municipal de Praia Grande/SC.

O desfile contemplou ainda entidades sociais, Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil (CEIs), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associações, Clubes de Mães, Secretarias Executivas, Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e Grupos que promovem a cultura no Município.

O Prefeito Valmir Rodrigues disse que o momento reafirma os sentimentos de patriotismo, amor à pátria e pertencimento. “Nós somos o Município que mais cresce na região da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e um dos destinos mais bonitos do sul do estado, devemos sentir orgulho de pertencer a essa terra”, afirmou o Prefeito declarando aberta as comemorações da Independência e do aniversário da cidade.

Também fizeram uso da palavra enaltecendo a iniciativa e parabenizando a cidade o Vice-Prefeito Altemir Cardoso, a Secretária de Educação e Cultura Karini Colares e o Presidente da Câmara de Vereadores Emerson Kjillim. Presentes ainda a Primeira-Dama Marta Trajano, Vice-Primeira-Dama Maria de Lurdes Sala, Diretor de Cultura Jaime Batista, demais Secretários Municipais, Vereadores Paulinho Gaiteiro, Fabiano Lopes, Jaci Eziquiel e Ricieri Mengue, e o Prefeito de Balneário Gaivota Everaldo dos Santos.