Audiência Pública apresenta o Plano Municipal de Cultura!

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural, apresentou no dia 09 de junho o Plano Municipal de Cultura de Passo de Torres, documento que estabelece princípios, objetivos, ações e metas para o desenvolvimento Cultural do Município para os próximos dez anos.

O Plano foi construído com base em discussões do Conselho Municipal de Política Cultural e em reuniões com a sociedade civil, através da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), objetivando também a regionalização.

Os participantes da Audiência Pública validaram o Plano na íntegra, contribuindo com sugestões que serão analisadas pelo Conselho e pela Administração Pública. Após a análise, o Plano seguirá para o Poder Legislativo onde será apreciado e votado pelos vereadores. As metas e ações que forem aprovadas passarão a ser obrigações com recursos oriundos da Lei Orçamentária Anual.

Dentre as diretrizes e prioridades do Plano, se destacam:

– Organizar e sistematizar a Gestão Pública da Cultura no Município;

– Promover ações que resultem na preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Município;

– Criar mecanismos de fomento ao desenvolvimento artístico-cultural; promover ações de integração entre economia, cultura e turismo buscando consolidar produtos culturais e gerando, assim, renda e desenvolvimento.

– Sistematizar mecanismos de divulgação, comunicação e fruição da cultura local.

Segundo o Prefeito Valmir Rodrigues, “A Cultura, assim como o Turismo, elaborou excelentes propostas de desenvolvimento do setor. Ouvir a comunidade, dialogar e planejar é fundamental para fortalecer nossas políticas públicas e principalmente a cultura do povo passotorrense”.

“O Plano Municipal de Cultura será o principal instrumento para garantir recursos e a fruição do setor cultural de Passo de Torres. Garantia de fomento para a sociedade civil e Administração Pública, em uma gestão compartilhada, produzir cultura e defender o nosso Patrimônio Histórico Material e Imaterial”, relata o Diretor de Cultura, Jaime Batista.

Estiveram presentes no encontro o Prefeito Valmir Rodrigues; a Secretária de Educação e Cultura, Karini Colares; o Secretário de Turismo, Airton de Freitas; o Diretor de Cultura, Jaime Batista; a Coordenadora de Turismo e Cultura da AMESC, Helen Becker; Vereador Jaci Eziquiel; e a Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Vera Eni da Silva de Bovi. Participaram ainda os Agentes Culturais: artesãos, escritores, setor de dança, folclore, música, defensores do Patrimônio Histórico, entre outros.