Escola de Passo de Torres é a primeira de Santa Catarina a ser contemplada pelo Programa Brasil na Escola

Passo de Torres é o primeiro Município do Estado a ser contemplado pelo Programa Brasil na Escola do Governo Federal. O projeto foi apresentado pela Escola Manoel Rodrigues da Silva no Eixo de Inovação que conquistou o 7° lugar entre as 56 escolas contempladas em todo país e se tornou 1° de Santa Catarina.

A proposta leva o título de “Escola Inovadora” e tem como principais objetivos a garantia do amplo acesso dos professores e alunos aos recursos educacionais digitais em sala de aula, por meio da aquisição de tablets ou notebooks educacionais para os alunos e professores, melhorias e modificações em espaços físicos, além de oferecer palestras e cursos de aperfeiçoamento, motivação e atualização aos professores, bem como o oferecimento de palestras especiais também às Famílias dos alunos.

Após a contemplação do projeto, concluída com 95 pontos, a segunda etapa é o Plano de Atendimento, onde poderão ser feitos ajustes na proposta que confirmarão as ações a serem implementadas. O programa define ainda que a escola deverá ter uma entidade parceira para qualificação em atualização digital para os professores, sendo escolhido o Instituto Mix de Torres/RS, que já possui um vínculo de parceria com a entidade.

Para colocar todas as metas em prática, o Programa Brasil na Escola irá destinar às instituições contempladas R$ 100 mil ao ano, tendo prestação de contas e avaliações anuais sobre a aplicação dos recursos conforme a proposta aprovada.

O Prefeito Valmir Rodrigues comemorou a conquista da Escola, que agora contará com recursos específicos para inovação e tecnologia. “A educação passotorrense mais um vez se torna referência para o Extremo Sul e toda Santa Catarina. Queremos utilizar a inclusão digital com alunos e professores para que sejam trabalhados diversos tipos de recursos educacionais em sala de aula”, afirmou o Prefeito.

Na avaliação da Secretária de Educação Karini Colares, o programa vai transformar a escola através da inovação tecnológica, contribuindo para um ambiente escolar com profissionais mais motivados e atualizados. “Essa é mais uma ação de valorização dos profissionais, através da aquisição de notebooks, palestras e cursos com foco especial em tecnologia. Também estão previstas melhorias e adequações dos espaços físicos e a aproximação entre a família e a escola, tão importante no processo de aprendizagem”, disse a Secretária, enaltecendo o trabalho liderado pela Diretora Carina Porto e do Servidor Micael Camacho que atua na equipe diretiva da escola.