Desfiles encerram a Primeira Semana Farroupilha de Passo de Torres

Para encerrar as comemorações da Primeira Semana Farroupilha de Passo de Torres, a Prefeitura Municipal realizou durante todo o dia 20 de setembro, data que celebra a Revolução Farroupilha, uma programação com desfiles e atrações culturais.

Durante a manhã tradicionalistas e simpatizantes da cultura gaúcha se reuniram em uma comitiva para uma cavalgada que partiu do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Vizinhos do Rio Grande até o Parque Farroupilha, no Centro da cidade. Lá os cavalarianos e a comunidade local participaram da Missa Crioula celebrada pelo Padre Leonir Alves da Paróquia São Domingos de Torres e cantata do grupo Missão Gaúcha da mesma Paróquia.

Ao meio dia foi servido o tradicional churrasco aos presentes e em seguida iniciou-se o torneio de Laço da Vaca Parada. Em primeiro lugar da categoria Prenda venceu Isabela Santos da Silva e em segundo lugar, Iasmim Martins Rodrigues. Na categoria Piá, Artur Roldão Apolinário recebeu o primeiro lugar e o segundo lugar, Antônio Bitencourt Vargas.

Às 16h30min os cavalarianos se reuniram para o último desfile da Semana, irmanados pelas bandeiras do Brasil, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de Passo de Torres e dos movimentos tradicionalistas. A Chama Crioula foi extinta às 18h e encerrou oficialmente as comemorações da Semana Farroupilha em Passo de Torres.

O Prefeito Valmir Rodrigues agradeceu a todos apoiadores e pessoas que trabalharam para o sucesso do evento, destacou que esta primeira Semana Farroupilha foi uma boa experiência e aprendizado para dar seguimento nos próximos anos e elogiou a parte artística, sobretudo dos bailes com os grupos da região, que teve uma ótima participação da comunidade.

Ao final do evento, o Vereador Paulinho Gaiteiro, autor da Lei que institui a Semana no Município, agradeceu o Prefeito Valmir pelo apoio desde o início do projeto. “Um agradecimento especial ao empenho da Secretária de Turismo Rosimeri Mengue, da Secretária de Educação e Cultura Karini Colares e aos cavaleiros “Paulinho Pisca” e “Campeiro”, que buscaram a centelha da Chama Crioula e iniciaram a cavalgada em Canguçu/RS.

O patrono da Semana Farroupilha, João Luiz Corrêa, vai se apresentar em um show artístico na próxima segunda-feira, 26 de setembro, data em que Passo de Torres comemora 31 anos de emancipação político-administrativa. A atração inicia às 20h no Estádio Martinísio Manoel Silveira, Rua 29 de Junho, Centro – Passo de Torres.