Prefeito reforça pedido de ampliação dos molhes ao secretário estadual da Pesca que esteve em Passo de Torres

O prefeito Valmir Rodrigues reforçou novamente uma demanda antiga do setor pesqueiro de Passo de Torres, que é a ampliação dos molhes na barra do Rio Mampituba. Valmir recebeu o secretário estadual da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, em Passo de Torres, nessa quinta-feira (11). Juntamente com o presidente da Associação dos Pescadores de Passo de Torres, Adilson Machado (Sócio), que fez o convite, as autoridades acompanharam a situação dos molhes, que atualmente são muito curtos e impedem a chegada de barcos no local com segurança.

Os pescadores do município pedem a ampliação dos molhes norte há muitos anos e a prefeitura vem pleiteando recursos ao governo do estado para a obra estimada em R$10 milhões. O secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Roger Maciel, apresentou para Tiago Frigo o anteprojeto que prevê a extensão de mais 140 metros do local, o que resolverá o problema. “As marés do sul fazem um redemoinho depositando muita areia na entrada da barra, o que impede a chegada de embarcações carregadas com pescados capturados”, explicou o secretário.

O prefeito pontuou a importância econômica deste investimento. “Os barcos não irão descarregar em outros portos e o pescado vai girar mais a economia do município. Partindo disso, haverá mais investimentos em galpões, redes, entre outros. O governo nos dando uma resposta positiva, agilizaremos tudo por aqui,” garantiu Valmir Rodrigues. O secretário estadual prometeu dar prioridade à demanda e encaminhá-la ao governo do estado para avaliar a liberação de recursos.

✅ Retomada da obra do Estaleiro

O secretário estadual também anunciou a liberação do restante dos recursos do estado para a obra do Estaleiro Público. Portanto, os trabalhos devem ser retomados nos próximos dias. Durante a agenda Tiago Frigo também visitou a nova sede da Secretaria de Pesca e Base de Rádio, que foi recém inaugurada.

Também acompanharam a visita o secretário de Pesca de Passo de Torres, Ademilson Batista; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Eduardo Miranda Rodrigues (Paulinho Gaiteiro) e o vereador Jaci Anacleto Zequiel.