Prefeitos de Passo de Torres, São João do Sul, Praia Grande e Santa Rosa do Sul assinam Consórcio para aquisição e usinagem de asfalto quente e frio.

O protocolo de intenções para a constituição do Consórcio Intermunicipal Mampituba – CIMA, foi assinado na manhã de terça-feira, dia 23 de fevereiro de 2021, pelos quatro prefeitos pertencentes aos municípios da Comarca de Santa Rosa do Sul.

O Prefeito de Passo de Torres Valmir Rodrigues destacou: “Como prefeito sei da enorme dificuldade enfrentada diante dessa pandemia, mas não posso fechar meus olhos para outras pautas importantes na administração pública, uma delas é lutar por acesso de qualidade em ruas e avenidas, este consórcio será de grande valia ao nosso município e aos municípios vizinhos, somos quatro prefeitos engajados em um mesmo objetivo, e trabalharemos incansavelmente para obter excelentes resultados” .

Uma parceria entre os quatro prefeitos do Extremo Sul Catarinense, Elisandro Machado, o “Fanica” (Praia Grande), Moacir Teixeira (São João do Sul), Valmir Rodrigues (Passo de Torres) e Almides da Rosa (Santa Rosa do Sul) vai permitir a criação do Consórcio Intermunicipal Mampituba. O protocolo de intenções para a constituição do CIMA foi assinado na manhã da terça-feira (23), em reunião na Prefeitura Municipal de Praia Grande. O CIMA tem o objetivo de desenvolver serviços e atividades de interesse dos municípios consorciados de estruturação e criação de uma usina de asfalto, pré-misturado quente ou frio, pedreiras para o fornecimento de brita na realização de serviços de asfaltamento das estradas, ruas, avenidas, entre outros serviços, melhorando o escoamento da safra agrícola dos quatro municípios. O prefeito anfitrião do encontro, Fanica, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e falando da importância do consórcio para o desenvolvimento da região. “A criação do consórcio vai baratear o custo do produto e permitir com que possamos atender melhor nossa população, com mais estradas asfaltadas, melhores condições de escoamento da safra agrícola e melhores acessos aos pontos turísticos do município”, destacou Fanica, lembrando dos contatos fora do município para angariar recursos para dar início aos trabalhos da instituição.

O prefeito de Passo de Torres, Valmir Rodrigues, falou da economia a ser gerada com o consórcio. “A instalação da usina via consórcio é de grande importância para baratear o custo do asfalto já que hoje compramos das empresas por mais de R$ 1 milhão o quilômetro asfaltado e com a nossa usina o preço vai baixar para em torno de R$ 250 mil, o que possibilita o asfaltamento de 04 km com o mesmo valor de 01”, destacou Valmir, lembrando que pelo que viu na visita a uma usina no início do ano, o maquinário é fácil de ser montado e operado.

O prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, lembrou da dificuldade com a falta de material para as estradas do interior e que o valor pago pelo quilômetro de asfalto é muito caro. “Com a constituição da usina o preço do asfalto fica mais baixo e assim poderemos asfaltar uma quantidade maior e contemplar melhor nosso agricultor no escoamento de sua safra agrícola e dar melhores condições de vida à nossa população”, salientou.

Para o prefeito de São João do Sul e presidente da AMESC, Moacir Teixeira, o início da construção da usina está sendo dado. “Estamos no dia de hoje dando o primeiro passo com a assinatura do protocolo de intenções para constituição do Consórcio Intermunicipal Mampituba e agora precisamos seguir os trâmites legais até colocar esta ferramenta de economia e importância fundamental para o desenvolvimento do setor rodoviário da região funcionando”, concluiu O protocolo de intenções para a constituição do Consórcio Intermunicipal Mampituba – CIMA, foi assinado na manhã de terça-feira, dia 23 de fevereiro de 2021, pelos 04 prefeitos pertencentes aos municípios da Comarca de Santa Rosa do Sul. o prefeito.

Está dando assessoramento jurídico e contábil aos prefeitos na formação do Consórcio, Remi da Silva Scheffer, que lembrou: “além da assinatura do protocolo de intenções de criação do consórcio pelos prefeitos, agora é necessário a criação de um Projeto de Lei aprovado nas Câmaras dos municípios, além da aprovação do estatuto da instituição, registro dos documentos, compra dos equipamentos, contratação de funcionários e forma de operação do consórcio”. Destacou o assessor. Também participou da cerimônia de intenção de criação do Consórcio, o secretário Municipal de Administração e Finanças de Praia Grande, Felipe Moraes Lima. A sede da usina CIMA deverá ser instalada em Praia Grande, devido a matéria prima ser farta no Município. Justificativa Entre os inúmeros motivos pertinentes a criação do Consórcio Intermunicipal Mampituba – CIMA apresentados pelos prefeitos, também se destaca a grande extensão de estradas de chão batido que corta os quatro municípios, ultrapassando os 925 km: Em Santa Rosa do Sul e Praia Grande são 200 km de estradas do interior para cada município; Em passo de Torres um pouco menos, 35 km, mas devido à falta de seixo na região as dificuldades são muitas para o transporte e em São João do Sul, as estradas municipais no interior ultrapassam os 490 km a serem conservadas.
Matéria e Fotos: Informativo regional