Passo de Torres se torna pioneiro na região reconhecendo e pagando o piso salarial para área da enfermagem!

A lei do piso salarial da enfermagem está suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até o dia 3 de novembro, mas Passo de Torres incluiu o reajuste no planejamento. O município fez uma análise das suas contas públicas, apresentou o projeto para a Câmara dos Vereadores e foi aprovado, sendo sancionado pelo prefeito, Valmir Rodrigues, no dia 21 de setembro, data que a lei entrou em vigor.

A responsável técnica da secretaria de saúde, enfermeira Elizangela Coelho Rodrigues, afirma que juntamente dos colegas de profissão, através deste benefício de merecimento, estão ainda mais dispostos e diz que o município de Passo de Torres sempre terá uma enfermagem que se dispõe cuidar bem dos pacientes e de toda a população. “Venho aqui em nome de toda a categoria da enfermagem agradecer ao prefeito pelo reconhecimento e aprovação do nosso piso salarial, ao gestor de saúde e aos demais envolvidos, para nós, diante de tantas situações vivenciadas na enfermagem, diante do colapso do Covid e de todos os serviços prestados por nós, é uma conquista. Uma luta de anos, e com a aprovação e apoio do prefeito para que este reconhecimento fosse fortalecido, a gente se sente muito feliz e motivado a fazer um trabalho melhor”, enfatiza a responsável.

O município é o pioneiro na região ao oferecer o piso aos profissionais da enfermagem. Com as contas em dia e reconhecendo que é possível colocar esta lei em prática, principalmente pela luta que a categoria está há anos e pelo reconhecimento da profissão que exercem com tanta maestria. Quando valorizamos nossos profissionais, melhoramos a qualidade do serviço público.

Para o enfermeiro Orlando Aguiar, a profissão é carregada de compromisso, dedicação, responsabilidade e merece este reconhecimento. Segundo ele, os enfermeiros enfrentam o dia a dia, o paciente no seu primeiro atendimento, trabalharam incessantemente na pandemia, que presenciam todas as situações de saúde, tanto de aspectos curativos como preventivos.

“Depois de anos na luta incessante da enfermagem, hoje a gente vê essa discussão ampliada ainda a nível de congresso, mas temos o exemplo municipal que o prefeito Valmir e o secretário Lucio, em uma atitude magnifica, na qual todo político deveria copiar, que é valorizar a classe da enfermagem e fazer o seu próprio piso salarial. Eu como enfermeiro, quase me aposentando, vivenciei esta luta que foi o piso. É uma honra trabalhar nesta equipe, foi um orgulho ter vindo morar, viver e votar em Passo de Torres”, relatou o enfermeiro.

A administração municipal reconhece o trabalho feito por estes heróis que viveram e enfrentaram o maior combate dos últimos tempos, que foi a pandemia da Covid-19. Por conta deste reconhecimento, disponibilidade de custos e dedicação, a partir deste mês, os salários dos enfermeiros serão de R$ 4.750,00, dos técnicos em enfermagem será 70% dos valores fixados para os enfermeiros e aos auxiliares de enfermagem 50% do valor fixo.

“No final do mês já passaremos para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, o novo piso salarial, estendido pelo município. Isso veio a mostrar a valorização e o compromisso da administração com os profissionais da saúde, que com toda certeza, quem vai sair ganhando é a população. E nós, a frente da administração, vamos fazer de tudo cada vez mais, não só para saúde, mas todos os setores da nossa administração”, afirmou o prefeito Valmir.

“Quero fazer um agradecimento a enfermeira Elizangela Coelho Rodrigues. Em nome dela quero agradecer todos os profissionais da área da saúde e especificamente a enfermagem, agradecer também o prefeito Valmir Rodrigues, por aceitar o nosso projeto de lei, de pagar o piso salarial, valorizar aquelas pessoas que na época mais difícil de nossas vidas estavam a frente de uma pandemia, nada mais justo pagar este piso, é o modo mais singelo de agradecer estes funcionários”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Lucio Hespanhol.

“A luta da enfermagem sempre vai continuar, é uma luta por aprendizado, uma luta incessante para buscar suas especializações, quase que uma guerra contínua. Parabéns ao município, parabéns ao prefeito, ao Lucio, e toda a câmara de Vereadores que por unanimidade aprovou o projeto de lei e hoje nós temos o piso salarial municipal”, agradeceu o enfermeiro Orlando.