Passo de Torres recolheu em torno de 800 kg de Lixo Eletrônico em campanha realizada no município!

No dia da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, 02 de fevereiro, a prefeitura de Passo de Torres realizou uma campanha de Coleta de Lixo Eletrônico, onde os moradores podiam descartar seu lixo tendo uma procedência correta. Aqueles que descartaram seus lixos da forma certa, levando até a Praça dos Pescadores, ganharam uma muda de planta.

Durante o dia foram arrecadados em torno de 800 quilos de e-lixo e distribuídas 50 mudas de árvores nativas. Todo o resíduo recebido foi encaminhado para a empresa especializada em Coleta Seletiva existente em Passo de Torres.

Lixo Eletrônico ou e-lixo é todo o resíduo produzido pelo descarte de equipamento eletrônico. Com o elevado uso de equipamentos eletrônico no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados, pois possuem substâncias tóxicas em sua composição como chumbo, cádmio, mercúrio e berílio, podendo causar sérios danos ao meio ambiente, como a contaminação dos lençóis freáticos e, eventualmente, à saúde da população que vive nas proximidades.

Exemplos de lixos eletrônicos: monitores de computadores, telefones celulares, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, aparelhos de som, eletros eletrônicos, entre outros. Neste dia não foram recolhidas pilhas, baterias e lâmpadas.

“Esses eventos visam estimular as pessoas a terem responsabilidades com os resíduos que geram, além disso, o resíduo tendo o destino correto para a coleta seletiva é um grande gerador de empregos, trabalho e renda”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente e Planejamento do município, Roger Maciel.

A iniciativa teve a realização da prefeitura de Passo de Torres em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento.