Obra histórica de saneamento básico em Passo de Torres começa na próxima semana

Na segunda-feira (4) já começam as obras que representam um marco importante na infraestrutura de Passo de Torres. A Prefeitura de Passo de Torres, por meio da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) começa a ampliação do saneamento básico do município. O investimento é prioridade desde o início da gestão, que elaborou o Plano Municipal de Saneamento Básico para padronizar as operações do setor.

A Casan inicia os trabalhos com a perfuração das ruas para a coleta e tratamento de esgoto. A primeira etapa é o assentamento da rede coletora e a segunda fase implicará na construção da estação de tratamento. “O objetivo é que pelo menos metade do esgoto do município seja tratado. Isso é considerado um desafio, visto que Passo de Torres é a oitava cidade que mais cresceu no Brasil. Não é uma obra que aparece, mas de fundamental importância para a qualidade de vida da população, com a redução de problemas de saúde e da poluição”, diz o prefeito, Valmir Rodrigues.

O novo Marco Legal do Saneamento Básico visa garantir melhorias das redes de distribuição de água e esgoto, assegurando a universalização desses serviços. O Termo Aditivo N° 002/2022 pretende para atingir, ainda em 2024, 50% de atendimento para os serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário em Passo de Torres. A meta do governo federal é o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% com tratamento e coleta de esgoto até 31 de dezembro de 2033.