Nova visão da proteção animal é tema de Workshop

Promovendo a interação do poder público, agentes de fiscalização e grupos da proteção animal, a Prefeitura de Passo de Torres através da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento, em parceria com o Instituto SOS Bicho Urbano, realizou no dia 21 de setembro o workshop “Nova visão da proteção animal em Passo de Torres – Avanços e Desafios”, na Câmara de Vereadores do Município.

O encontro abordou a temática da proteção animal e disseminou conhecimentos na área através dos palestrantes: Dr. Paulo Zunino, Assessor Técnico e de Fiscalização no Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV/SC); Dra Luciana Vargas, Presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV/SC; e Dr. Tiago da Silva Daniel, Médico Veterinário Responsável Técnico do Projeto Humanitário de Esterilização do Instituto SOS Bicho Urbano.

O Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Roger Maciel, destacou ainda o papel da Prefeitura nas abordagens aos animais em maus-tratos, explicando os procedimentos técnicos que objetivam a recuperação da saúde do animal e a responsabilização dos tutores.

“A raça humana deve muito à outras raças animais sem as quais nossa evolução estaria muito atrasada. E cada vez mais atuar na proteção animal tem se tornado importante para a vida em sociedade”, destacou a Presidente do SOS Bicho Urbano, Márcia Lírio.

SOS BICHO URBANO

O Instituto SOS Bicho Urbano é uma organização social de destaque no movimento pelos direitos animais em Santa Catarina, com sede localizada em Passo de Torres. A entidade foi uma das pioneiras em fomentar campanhas de castração orientadas pelo CRMV.

Desenvolve e executa projetos de controle populacional de cães e gatos através de esterilização cirúrgica, guarda responsável, educação humanitária e bem-estar animal no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A instituição é composta por um grupo independente, autossustentável, não possui associados, e não possui abrigo.