Passo de Fibra conquista Troféu Açorianidade da UFSC.

Representando o Município de Passo de Torres e o coletivo cultural “Passo de Fibra”, a artesã Lílian Ferras Zeferino recebeu o Troféu Açorianidade, organizado pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Troféu foi instituído para reconhecer e valorizar a Base Cultural Açoriana, que é uma das culturas que forjou a Cultura do Litoral Catarinense, juntamente com as Indígenas e de Matriz Africana. A indicação foi do Departamento de Cultura do Município de Passo de Torres, por meio do seu gestor Jaime Batista, que é conselheiro do NEA e foi componente da comissão de organização do Troféu. E evento de entrega aconteceu no dia 03 de dezembro, sexta-feira, de forma híbrida: presencial com número limitado de participantes devido ao momento de pandemia e com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Fundação Municipal de Cultura, em Bombinhas, a cidade-sede da 27ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, realizada de 29 de novembro a 05 de dezembro. A instituição Passo de Fibra foi agraciada com o Troféu Ilha de São Miguel (Instituição de Ensino Superior ou Cultural). A artesã Lílian, em seu discurso, enfatizou que o troféu representa todos artesãos que se dedicam à cultura de base açoriana no litoral catarinense, agradecendo sua família, em especial a sua mãe, Ieda Zeferino Ferraz, que passou esses saberes e fazeres que vem de seus antepassados. No mesmo evento, Jaime Batista, representando Passo de Torres, teve a honra de entregar o troféu Ilha da Graciosa para a pesquisadora Fernanda Nair da Silva, do Município de Bombinhas. Parabéns ao Passo de Fibra, que muito nos orgulha e representa a cultura passotorrense!