Entrega da Obra “Mural da História da Pesca” e posse dos membros do CMPC são os destaques da Cultura.

Entrega da Obra “Mural da História da Pesca” e posse dos membros do CMPC são os destaques da Cultura Nesta terça-feira, 05 de outubro, a Praça dos Pescadores recebeu oficialmente a obra “Mural da História da Pesca”. O Mural tem como tema o pescador desde os sambaquianos até a atualidade, mostrando um indígena com uma miraguaia, um pescador lançando uma tarrafa, outro pescando em uma canoa, e também a atualidade, com os molhes e a saída de um barco de pesca. A técnica utilizada foi pintura em alto relevo e mosaico. A artista da obra é a Sra. Elsa Meneses da Silva, que completará 80 anos em dezembro deste ano, foi proponente contemplada no Edital de Chamamento Público nº 003/2020, da Lei Aldir Blanc, a lei emergencial da cultura. E mosaicista Flávia Chaves, como parceira nessa linda obra, que passa a ser mais um monumento do Município, valorizando a identidade cultural com maior predominância. A pesca artesanal é uma herança cultural que tem aproximadamente quatro mil anos no Vale do Mampituba, e que foi passado de geração em geração. Entregue oficialmente pela Sra. Elsa juntamente com o Prefeito Valmir Rodrigues, a obra será mais um ponto que vai ser apreciado pelos moradores e turistas na Praça dos Pescadores. A artista agradeceu a oportunidade de trabalhar nessa obra tão importante, destacando o apoio do prefeito, na autorização do local na praça, do Secretário de Obras Amélio Ribeiro, por ter ajudado na manutenção e infraestrutura, e ao Gestor de Cultura Jaime Batista, por ter assessorado no que foi necessário do Departamento de Cultura. Também estavam presentes, os novos conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Passo de Torres, que receberam a posse do Prefeito Valmir e a Secretária de Educação e Cultura, Karini Lummertz Colares. O Conselho é paritário, ou seja, formado pelo Poder Público, mas também, de forma democrática, pela Sociedade Civil.