Prefeitura Municipal de Passo de Torres.

Prefeitura Municipal de Passo de Torres – Secretaria Municipal de Pesca – Colônia de Pescadores Z-18 de Passo de Torres.   Na sexta-feira dia 28 de maio foi realizada na Câmara de Vereadores de Passo de Torres reunião com administração municipal do Prefeito Valmir Rodrigues, com o Secretário de Pesca, Ademilson Batista, Secretário de Meio Ambiente, Roger Maciel e o Presidente da Colônia Z-18, Adriano Joaquim, participaram os Vereadores Fabiano Lopes, Lucio Hespanhol, Jaci Anacleto, Ricieri Mengue, Paulo E. M. Rodrigues, Emerson Kjillim, Renan Baltazar e Alan M. Constante, Presidente da Associação dos Pescadores de Passo de Torres, Adilson Machado (Sócio), lideranças e pescadores do município. Em pauta estava a busca de uma solução para o assoreamento da Barra do Rio Mampituba em sua foz o que dificulta a saída e principalmente a entrada de embarcações carregadas de pescados. O presidente da Câmara Fabiano Lopes abriu os trabalhos saudando a todos e agradecendo a presença, em seguida passou a palavra para o Presidente da Colônia Z-18, Adriano agradeceu o Presidente Fabiano por ceder o espaço e antes de entrar na pauta da reunião repassou aos presentes duas boas notícias para o setor pesqueiro, a primeira foi sobre o Projeto INOVA PESCA (Programa de Infraestrutura Pesqueira para Santa Catarina), que em resumo disponibilizam recursos através de projetos apresentados pelos municípios em infraestrutura para setor pesqueiro com equipamentos ou benfeitorias, atracadouros, trapiches, carreiras, guinchos, galpões etc… Outra boa notícia é o auxílio emergencial em caso de perdas por acidentes no valor máximo é 40 mil, o pescador tem que estar enquadrado no Pronaf (DAP), cinco anos para pagar, se pagar em dia as duas últimas parcelas não precisa pagar, o que significa um desconto de 40%. Em seguida foi passada a palavra para o secretário de meio ambiente, Roger Maciel, que apontou as soluções que estão sendo avaliadas para desassoreamento da Barrado Rio Mampituba, as alternativas estavam em aquisição de uma draga ou prolongamento dos molhes. Durante as últimas semanas o secretário Roger foi atrás de informações mais detalhadas sobre a mineração de areia que tem concessão adquirida por empresa que atua na região, sobre as liberações, custos, prós e contras de aquisição de uma draga. Concluiu que a solução pode estar em não comprar uma draga e intensificar a busca por projeto e recursos para o prolongamento dos molhes norte em Passo de Torres. Como já se tem liberação de recursos para dragagem emergencial, esta e a solução paliativa para o momento. Em seguida foi dada apalavra ao prefeito Valmir Rodrigues, em sua fala destacou que desde o começo de sua administração vem buscando informações, projetos e tudo que está relacionado a este assunto, seu pensamento está fixado em achar uma solução que seja viável, pois até hoje se falou em projetos que dizem existir, mas ninguém sabe aonde, desenhos que circularam pela internet que mostram uma obra longe de nossa realidade. Atualizando as ações o prefeito Valmir falou que a administração está negociando os estudos para um possível projeto que seja economicamente viável, que tenha começo, meio e fim, para deixar no passado os acidentes que há anos ocorrem em nossa barra. Como a solução paliativa é a dragagem surgiram reclamações que a empresa que faz este trabalho de retirada da areia, o faz no lado norte e que o certo é dragar junto aos molhes sul, onde há o canal de entrada para as embarcações. Com o adiantado da hora   e já por ter inicio a sessão ordinária da Câmara ficou acertada o agendamento de uma reunião com o proprietário da draga para cobrar um trabalho efetivo de extração no canal dos molhes sul.