46º Boletim 29/05/2020 – 17h Coronavírus (COVID-19) Passo de Torres

NOTA INFORMATIVA

O coronavírus apresenta alta transmissibilidade, inclusive em pacientes assintomáticos, e devido aos resultados recentes de pesquisas que apontam profissionais da saúde como possíveis portadores assintomáticos devido ao constante contato no atendimento de pacientes, associado a disponibilidade de testes rápidos para auxiliar no combate à pandemia optou-se por realizar a testagem dos profissionais da UBS Passo de Torres.

Alguns profissionais da unidade central testaram positivo para COVID-19. Os mesmos encontram-se afastados e isolados e não apresentam nenhum sintoma no momento, cumprindo as medidas das autoridades de saúde.

Os testes rápidos apresentam sensibilidade e especificidade que pode ser superior a 80%.

A UBS nos próximos dias terá os atendimentos agendados suspensos, o atendimento de situações de urgência e emergência permanecerão em funcionamento. Além disso a UBS entrou-se em processo de limpeza e desinfecção.

Ressaltamos que o isolamento social e uso de medidas como máscara e higienização frequente das mãos ainda são medidas extremamente eficientes e devem ser mantidas como prioridade.

Relembrando a todos que o vírus COVID-19 está circulando entre nós, enfatizamos que os serviços de saúde devem ser recorridos em caso de real necessidade do paciente, evitando aglomerações desnecessárias em ambientes que apresentam maior chance de existir o contágio.

Todos nós necessitamos de suprimentos básicos, de continuar exercendo nossas atividades para manter a estabilidade de nossas famílias, no entanto isso deve ser realizado com todos os cuidados possíveis.

Os trabalhadores da área da saúde não pararam em nenhum momento, o que infelizmente aumenta as chances de contato com o vírus, este recuo frente a situação não representa uma atitude de medo ou aflição, seguiremos trabalhando para disponibilizar à população atendimento de saúde com a maior segurança possível, são nossas atitudes que apresentam potencial para controlar a situação sem maiores danos e sofrimento.