Prefeitura está realizando a limpeza da Lagoa da Tapera em Passo de Torres

A Lagoa da Tapera, um dos cartões postais de Passo de Torres, está passando por um processo de limpeza e recuperação ambiental. A ação, que começou na semana passada, é fruto de uma parceria público-privada entre a prefeitura e as empresas da região.

O objetivo é retirar a vegetação excessiva que cobre parte da superfície da lagoa, conhecida como salvinia. Essa planta aquática se reproduz rapidamente e pode causar diversos problemas, como a redução do oxigênio na água, o aumento de pragas e doenças, e a perda da biodiversidade.

Segundo o prefeito Valmir Rodrigues, que visitou o local na terça-feira, 01 de agosto, a limpeza da lagoa é uma demanda antiga da população e uma prioridade da gestão municipal. “Estamos trabalhando para devolver à Lagoa da Tapera o seu aspecto natural e a sua função ecológica. É um patrimônio da nossa cidade que precisa ser preservado e valorizado”, afirmou.

Além da retirada das salvinias, a prefeitura também está realizando uma análise da qualidade da água da lagoa, para identificar possíveis fontes de contaminação que possam estar favorecendo o crescimento desordenado das plantas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento também desempenhou um papel fundamental nesse processo, fornecendo a licença ambiental necessária para a realização da limpeza e recuperação da Lagoa da Tapera em Passo de Torres, bem como a elaboração do projeto para a limpeza. Segundo o secretário da pasta Roger Maciel “a licença e o projeto de limpeza asseguram que todas as medidas estão sendo tomadas de forma adequada, levando em consideração os aspectos ambientais e preservando a fauna e flora local”, disse.

A parceria entre a prefeitura, empresas, moradores demonstra o comprometimento com a sustentabilidade e o cuidado com os recursos naturais da região.