Museu em Passo de Torres

Na tarde de Quarta-feira (22-05) reuniram-se no Espaço Mar o Prefeito de Passo de Torres, Jonas Souza, o Secretário de Meio Ambiente, Roger Maciel, o Gestor de Cultura Jaime Batista, os organizadores do Espaço mar, Taís Abel e Geraldo Medeiros Lima e Marcelo Seixas, que é arquiteto, professor  na gestão de modelagens de projetos de cultura e gerente de projetos do instituto Memória e Vida.

A reunião tratou sobre a elaboração de Projeto do Museu do município, que manterá a parceria Público/Privada, garantindo um espaço físico de propriedade do município e uso de pelo menos 20 anos de concessão para o museu Espaço Mar. O projeto e a busca de recursos será totalmente a cargo do Instituto Memória e Vida que está dando assessoria sem nenhum ônus para o Município.

Além do museu físico, serão fornecidas duas plataformas virtuais, que serão: Museus virtual do Espaço Mar e do Histórico de Passo de Torres. Segundo Jaime Batista “Em breve será possível ver parte do acervo do Espaço Mar via Internet , além de visualizar fotografias antigas de familiares e fatos marcantes em Passo de Torres”.

Para que isso ocorresse Jaime Batista inscreveu o Município de Passo de Torres em um edital divulgado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) referente a elaboração de projeto do primeiro museu e assim o município foi contemplado. Conforme o Prefeito Jonas Souza “Estamos dando um grande passo para a Cultura e a Sustentabilidade na região Sul de Santa Catarina”, para o Secretário de Meio Ambiente Roger Maciel “O Desenvolvimento só é Sustentável quando a cultura e a história do município é difundida e preservadas”. Depois das primeiras tratativas com o prefeito Jonas, o projeto seguirá a diante com encaminhamentos que serão resolvidos pelos próximos 60 dias.