Manifestação pela abertura e extensão dos Molhes de Passo de Torres para acesso das embarcações ao Rio Mampituba

Uma manifestação em prol da abertura e extensão dos Molhes de Passo de Torres aconteceu nesta terça-feira, 13 de junho, com a participação de pescadores, comunidade e autoridades locais. O objetivo do ato foi centralizar esforços para solicitar ao estado e à união a necessária intervenção que permita o acesso das embarcações ao Rio Mampituba.

Os Molhes de Passo de Torres são estruturas que protegem a foz do rio da ação das ondas e correntes marítimas, facilitando a entrada e saída das embarcações. No entanto, os Molhes atuais são insuficientes para garantir a segurança e a fluidez da navegação, pois é muito curto. Os manifestantes reivindicam que os Molhes sejam ampliados em 200 metros de comprimento, o que possibilitaria um maior desenvolvimento das atividades pesqueiras na região.

O prefeito de Passo de Torres, Valmir Rodrigues, esteve presente na manifestação e declarou que está empenhado em buscar recursos no governo estadual ou federal para realizar a obra. Ele afirmou que os Molhes são fundamentais para o fortalecimento da economia local e para a valorização do turismo na região, que possui belezas naturais e potencialidades a serem exploradas. Na manifestação, cerca de 15 barcos navegaram pelo rio em sinal de protesto e apoio à causa.

A abertura e extensão dos Molhes de Passo de Torres são fundamentais para possibilitar que as embarcações adentrem no Rio Mampituba, proporcionando um maior desenvolvimento das atividades pesqueiras na região. Atualmente, o acesso é limitado e dificulta a navegação, prejudicando as embarcações, pescadores e turistas que desejam desfrutar das belezas naturais e potencialidades da região.

“Essa é uma demanda antiga, que sempre pedimos, já aconteceram muitos incidentes e nada é feito. Imploramos que algum órgão do governo olhe por Passo de Torres e contribua com essa causa, precisamos de vocês para a nossa segurança e maior qualidade de trabalho”, disse o presidente da associação dos pescadores, Adilson Machado Júlio.