Confira as ações realizadas na Semana do Meio Ambiente em Passo de Torres

Uma série de eventos marcou a semana do Meio Ambiente em Passo de Torres, visando conscientizar e mobilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Entre as ações realizadas, destacam-se:

🗑️ O recolhimento de Lixo Eletrônico, que aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento. Os moradores puderam descartar seus aparelhos eletrônicos que não funcionam mais, como celulares, computadores, televisores, entre outros. Em troca, receberam mudas de plantas nativas para cultivar em suas casas ou jardins. No dia foram recolhidos aproximadamente uma tonelada de lixo eletrônico, e distribuídas cerca de 40 mudas de árvores nativas.

✍🏻 A 2ª edição do projeto Secretário do Meio Ambiente Mirim, que elegeu três alunos do 5º ano da Escola Municipal Manoel Rodrigues da Silva, eles tiveram a oportunidade de conhecer e participar de algumas ações com toda a equipe, ajudaram a definir uma aprovação de projeto, a decidir com a fiscal de obras uma demolitória, e além disso, tiveram reunião com o prefeito Valmir Rodrigues, para debater assuntos diversos, desde a qualidade do ensino, onde elogiaram a administração, e deram sugestões de novas alternativas de destino de lixo na cidade.

🏝️ A limpeza da área de Restinga e da praia Barra Velha, que contou com a participação voluntária de moradores, turistas e funcionários públicos. A ação teve como objetivo retirar o lixo que se acumula na faixa de areia e na vegetação costeira, prejudicando a fauna e a flora locais. Foram recolhidos quilos de resíduos, entre plásticos, vidros, metais e outros materiais.

🏫 As palestras nas Escolas, que abordaram o tema “Plástico nos Oceanos: Para onde as correntes levarão?”. Também conheceram o projeto Tartaurna, que se trata de uma urna onde as crianças depositavam as suas ideias para o futuro do planeta, através de desenhos.

A semana do Meio Ambiente foi uma iniciativa da prefeitura de Passo de Torres, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Esporte, Saúde e Assistência Social. O objetivo foi sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e promover ações sustentáveis no município.