Colegiado de Cultura da Amesc traça metas para o ano de 2023

Em reunião realizada na terça-feira, 17 de janeiro, do Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), iniciou os encaminhamentos para o ano, onde está a análise e aguardo das mudanças diante das novas estruturas referentes a última eleição. E a expectativa é de que o setor cultural se mantenha fortalecido e organizado.

A prestação de contas da Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo também foram motivos de diálogo por parte dos gestores de cultura. Para o extremo sul catarinense estão previstos a vinda de R$ 1.978.813,01 em recursos dos cerca de R$ 60 milhões para Santa Catarina, onde Passo de Torres irá receber R$ 89.877,76 oriundos da Lei Paulo Gustavo.

O Colegiado de Cultura, através da coordenação da pasta, se organizou para o Fórum de Cultura que ocorrerá em Lages e ainda programou sobre a realização de palestras com uma profissional do setor cultural com foco em dois dias de imersão, um voltado aos dirigentes de cultura e outro para os conselheiros municipais de cultura. Na pauta Sistema de Cultura, Conselho de Cultura, legislação e recursos para a área. Ainda foi trazido pelo presidente do Colegiado de Cultura, Kauê Mateus Bellettini, o edital do Ministério da Cultura junto ao Banco do Brasil com R$ 50 milhões de fomento ao setor.

O presidente Kauê, observou que a primeira pauta tratou sobre os eventos natalinos, fazendo uma análise com os demais gestores onde foram apontados pontos positivos, negativos e refletido sobre as melhorias para a edição 2023. A próxima reunião para tratar dos assuntos acontecerá no dia 7 de fevereiro, primeira terça-feira do mês, na sede da AMESC.

O Diretor de Cultura de Passo de Torres, Jaime Batista, avalia positivamente a reunião, pois foram dados encaminhamentos importantes para tratar sobre as políticas públicas da cultura e ainda tratado sobre a formação dos gestores e conselheiros municipais. “É importante este trabalho de espírito cultural regional fortalecendo o extremo sul catarinense”, reforçou o Diretor, Jaime.