9ª Conferência de Assistência Social de Passo de Torres aconteceu na última sexta-feira, 14

Passo de Torres realizou a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social na última quarta-feira, 14 de julho, no centro de convivência da Terceira Idade Amizade. O evento, promovido pela prefeitura de Passo de Torres, em parceria com o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do município, teve como objetivo avaliar a situação da política pública na cidade e propor diretrizes para o aprimoramento do Suas.

A conferência contou com a leitura e aprovação do regimento interno, a palestra com o tema central “reconstrução do SUAS, o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a divisão em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos temáticos que norteiam o debate nacional sobre o Suas e a plenária final para a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual.

Os eixos temáticos abordados foram:

EIXO 1 – Financiamento

Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.

EIXO 2 – Controle social

Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

EIXO 3 – Articulação entre os segmentos

Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – Serviços, programas e projetos

Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

EIXO 5 – Benefício e transferência de renda

A conferência foi aberta à participação de todos os interessados, especialmente dos usuários, trabalhadores e entidades da assistência social.

Participaram da conferência o prefeito, Valmir Rodrigues, o vice-prefeito, Altemir Cardoso, as secretárias de Assistência Social, Alessandra Bueno e de Saúde, Elizangela Rodrigues e o vereador, Jaci Anacleto Eziquiel.