SCFV realiza socialização dos alunos de capoeira com municípios vizinhos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Passo de Torres oferece diversas atividades para promover a integração, a socialização e a proteção de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Uma dessas atividades é a capoeira, uma manifestação cultural brasileira que combina arte, música, dança e luta. A capoeira é ministrada pelo Mestre “Curisco”, que tem experiência na modalidade e no trabalho com crianças, adolescentes, jovens e adultos. As aulas acontecem nas terças-feiras à noite, no Centro de Convivência.

Uma das formas de valorizar a capoeira e seus praticantes é a realização de intercâmbios com grupos de outras cidades e regiões. Esses encontros possibilitam a troca de experiências, o conhecimento de novas técnicas e estilos, o fortalecimento dos laços de amizade e a divulgação da cultura afro-brasileira. Recentemente, o grupo Grilhões da Liberdade visitou Timbé do Sul e participou de uma roda de capoeira com os alunos do SCFV local. No dia 25 de maio, o grupo também se apresentou na Festa do Colono de São João do Sul, mostrando sua arte e talento para o público presente.

A capoeira não é apenas uma forma de lazer e exercício físico, mas também um meio de educação e cidadania. Por meio da capoeira, os alunos aprendem valores como respeito, cooperação, disciplina, autoestima e autoconfiança. Além disso, a capoeira estimula a criatividade, a expressão corporal e a musicalidade dos participantes.

“Estas interações entre os grupos, em especial o de Capoeira, é muito produtivo para socialização dos jovens, por isso é nosso principal foco, a amizade para fortalecer a convivência e vínculos entre eles. A Capoeira tem esta missão e usa ferramentas para levantar a autoestima, respeito e disciplina”, finalizou “Curisco”.

“Todas as oficinas oferecidas pelo CRAS e pelo SCFV tem um ótima aceitação e participação da comunidade, mas a Capoeira nos dá mais satisfação em realizar, por ver as crianças e jovens felizes e realizados em poder passear e conhecer novas cidades e fazer novos amigos. Temos outros projetos de oficinas a serem oferecidas para este segundo semestre, com a de dança entre outras”, disse a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Alessandra Rosa da Silva.