Passo de Torres inicia ensaios de sua Orquestra Municipal

A primeira Orquestra Municipal já iniciou suas atividades! A novidade animou os mais de 150 alunos da Escola Vila Nova que receberam neste mês de agosto novas flautas, violinos e também aulas com os professores de música.

O projeto objetiva a musicalização dos alunos no ambiente escolar, com apresentações nas salas de aulas e pátios, a participação nos eventos culturais, contribuindo para a divulgação da Escola e do Município e despertar a integração de pais e alunos no ambiente das aulas.

Nesta primeira fase são selecionados alunos para flauta e violino que irão compor a base da orquestra, em seguida entrarão o violoncelo e contrabaixo. São mais de R$ 16 mil investidos em instrumentos novos e de alto padrão de qualidade que vão fomentar a participação na Orquestra.

A Secretária de Educação e Cultura, Karini Colares, destaca que a música é uma das melhores maneiras de desenvolver muitas qualidades para a vida dos estudantes, despertando a moral, o caráter e a capacidade técnica, além de desenvolver a memória, a concentração, a perseverança, o grau de sensibilidade, a disciplina, e a capacidade rítmica.

Karini ressaltou o grande incentivo recebido do Prefeito Valmir Rodrigues na destinação de recursos efetivos para a cultura passotorrense, sobretudo na execução das oficinas do Coral Municipal, Banda Municipal e Danças Tradicionais, iniciadas recentemente, e agradeceu o trabalho do Diretor de Cultura, Jaime Batista.

A coordenação e orientação na montagem para a base da Orquestra está sendo realizada pelos Professores Kary Patricia Matos Costa e Osny Costa Junior, ambos formados em música e com experiência nos Municípios da região do extremo sul.