Trabalho preventivo da prefeitura de Passo de Torres evita prejuízos maiores após chuvas intensas

As fortes chuvas do último final de semana não chegaram a causar grandes prejuízos para Passo de Torres, em comparação a muitas cidades da região que tiveram registro de enchente e pessoas desabrigadas. Isso porque a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento vem fazendo um trabalho preventivo desde setembro, com um grupo técnico para monitorar as drenagens do município.

É um conjunto de ações que consiste em mapear as bacias hidrográficas e valos assoreados e, a partir de então, fazer diagnósticos, monitoramento diário e obras para prevenção de alagamentos e enchentes. “Diagnosticamos os melhores locais para futuras aberturas de valos, além de fazer limpezas constantes nos que estão assoreados. Também verificamos que temos três canais de drenagem muito importantes – um na região do Capão do Cravo, um na Ribeiro e um na Rosa do Mar. Esses influenciam muito na drenagem urbana de todo município, pois drenam com grande velocidade também as águas do interior”, detalha o secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Roger Maciel.

🚨 Medidas preventivas

Segundo o prefeito, Valmir Rodrigues, esse trabalho garantiu que Passo de Torres sofresse menos o impacto dos altos volumes de chuva. “Esses valos foram represados para conter essas águas e proteger a drenagem urbana. Dessa vez não tivemos registro de pessoas desabrigadas, como muitos municípios da região”, explica.

Depois do temporal que ocorreu entre sexta-feira (17) e sábado (18) o grupo técnico fez uma avaliação e aguardou que as bacias da área urbana baixassem o nível “para depois começar a abertura dos valos principais e continuar a vazão, garantindo a segurança da população”, relata Roger. O titular da pasta também explica que há previsão de abertura de dois novos valos para estimular ainda mais a drenagem urbana nas praias, além da instalação de galerias na Interpraias. Outra medida será a limpeza da Sanga do Rodrigues.

O grupo técnico tem reuniões periódicas e realiza um trabalho permanente. Também participam a Secretaria de Obras e empresas privadas, como D&Z e Rio Novo Florestal que, além de cederem os profissionais, as empresas também disponibilizam maquinários para eventuais ações emergenciais.