Trabalha com Turismo? Conheça os benefícios do CADASTUR!

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado CADASTUR, assim como oferece benefícios aos cadastrados.

?? Quais os benefícios do CADASTUR para sua Empresa?

– Incentivo a participar de programas e projetos do Governo Federal;

– Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;

– Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;

– Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;

– Visibilidade nos sites do CADASTUR e do Programa Viaje Legal;

– Participação no Município em Eventos e Conselhos que exijam o cadastro, dando visibilidade a sua Empresa quanto ao respeito e profissionalismo no setor em que atua.

?? Quem deve se cadastrar no CADASTUR?

É um cadastro obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

?? Em caráter opcional, também poderão se cadastrar:

– Restaurantes, cafeterias, bares e similares;

– Centros ou locais destinados a convenções, feiras, exposições e similares;

– Parques temáticos aquáticos;

– Empreendimentos de equipamentos de entretenimento e lazer;

– Marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico;

– Empreendimentos de apoio à pesca desportiva;

– Casas de espetáculos, shows e equipamentos de animação turística;

– Prestadores de serviços de infraestrutura de apoio a eventos;

– Locadoras de veículos para turistas; e

– Prestadores especializados em segmentos turísticos.

?? Etapas para a realização deste serviço

1?? Acessar o sistema CADASTUR

Acesse a página inicial do site do CADASTUR em http://www.cadastur.turismo.gov.br/hotsite/…, clique em “Entrar com GOV.BR” e faça seu login.

Caso ainda não possua acesso, crie sua conta (Saiba mais: Criar sua conta gov.br). A tela seguinte apresentará o campo “Cadastrar Prestador” onde deverá ser selecionada a atividade para cadastro e preenchido o CNPJ da empresa. Nesse momento, o sistema irá buscar os dados do prestador na base da Receita Federal.

2?? Preencher o formulário eletrônico de cadastro (Dados PJ e Dados Comerciais)

Na próxima tela aparecerá o formulário eletrônico de cadastro. Ao clicar em cada campo do formulário haverá uma legenda (tour guiado) que exibe as orientações de preenchimento. Após revisar os dados extraídos da Receita Federal e preencher demais campos solicitados, clicar no botão “Prosseguir” para registrar as informações.

3?? Preencher formulário eletrônico de cadastro (Informações da atividade)

O solicitante deverá completar as informações na aba “Informações da Atividade” sobre as características da empresa. Os prestadores que realizam transporte turístico (Transportadora Turística ou Agência de Turismo) podem registar os dados dos seus veículos ou embarcações.

No caso do Guia de Turismo-MEI, o solicitante deverá completar as informações sobre a categoria de atuação (Guia Regional, Guia Nacional, Guia Especializado em Atrativos, Guia Internacional) e demais dados.

4?? Aceitar Termo de Responsabilidade

Ao final do preenchimento de todas as abas e campos obrigatórios do formulário eletrônico, o prestador deverá ler e aceitar o Termo de Responsabilidade disponibilizado.

5?? Receber certificado e selo

A disponibilização do certificado e do selo será realizada após a análise do órgão estadual de turismo. Após esses procedimentos, os documentos estarão disponíveis em formato digital para utilização imediata. A emissão desses documentos, assim como o prazo de análise, estão condicionados ao cumprimento dos requisitos de cadastro e ao atendimento das pendências emitidas pelo órgão, por parte do prestador.

Para acessar o certificado e selo o prestador deverá fazer seu login no site do CADASTUR.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato com a Secretaria de Turismo de Passo de Torres, pelo WhatsApp 51 99855-4270 ??https://api.whatsapp.com/send?phone=5551998554270