Semana Farroupilha | 19 de Setembro

Na segunda-feira, dia 19 de setembro, a Semana Farroupilha de Passo de Torres recebeu as apresentações artísticas e culturais de escolas e grupos de dança da região.

Durante a tarde tivemos apresentações da Escola Municipal Manoel Rodrigues da Silva, Grupo de Dança Açoriana de Passo de Torres, Centro de Educação Infantil (CEI) Santolino Gonçalves da Silva e CEI Ignácia Maria Cardoso. A noite se apresentaram a Escola Vila Nova, a Invernada Municipal da Secretaria de Cultura de Praia Grande e o Grupo de Dança Passo da Tradição.

HOMENAGEM

Um momento de muita emoção da noite foi a homenagem prestada à família da Sra. Serafina Delfino Joaquim, carinhosamente conhecida como Dona Finoca (In memoriam), sendo nomeado o Grupo de Danças Açorianas de Passo de Torres como “Grupo Folclórico Municipal Dona Finoca”.

O Diretor de Cultura de Passo de Torres, Jaime Batista, em sua fala relatou que dentro das instituições representativas da cultura de base açoriana constatou-se que existe um outro grupo mais antigo, e com dimensão estadual, com o mesmo nome, Raízes Açorianas, que é da Casa dos Açores de Santa Catarina. Por esse motivo, com a iniciativa do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação e Cultura de Passo de Torres, o grupo da folclórica faz uma homenagem a Dona Finoca, onde representará oficialmente o Município em apresentações e eventos de cunho cultural, com danças açorianas e gaúchas.

A noite contou também com o “batismo” do Grupo de Dança Passo da Tradição, recém criado no Município por iniciativa da Sra. Vera de Bovi e seu esposo João, e da Secretaria de Educação e Cultura. As madrinhas do grupo, Karini Colares, Secretária de Educação, a Primeira-Dama Marta Rodrigues e o Prefeito Valmir Rodrigues agraciaram com um mimo a Sra. Vera e seu esposo pelo empenho em ensaiar o grupo em tempo para apresentação da noite.

Para fechar as apresentações todos presentes ouviram as declamações do trovador Ronaldo Bitencourt.