Saiba quem são as candidatas a conselheiras tutelares e como votar na eleição do dia 01 de outubro

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizou na última sexta-feira, 01 de setembro, uma reunião com as candidatas a conselheiras tutelares do município de Passo de Torres. O encontro teve como objetivo apresentar as normas e procedimentos do processo eleitoral e apresentar as candidatas à comunidade, que ocorrerá no dia 01 de outubro de 2023. A secretária Alessandra Bueno e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edilene dos Santos, conduziram a reunião.

As conselheiras tutelares são responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Elas têm a atribuição de aplicar medidas protetivas e preventivas em relação aos casos de violação de direitos, bem como orientar e fiscalizar as entidades de atendimento. Além disso, elas devem participar da elaboração da política municipal de atendimento à infância e à juventude, em parceria com o poder público e a sociedade civil.

A eleição para conselheiras tutelares será realizada na Escola Municipal Manoel Rodrigues, na rua João Pedroso, 186. O horário de votação será das 08h às 17h. Podem votar os eleitores que se regularizaram, inscreveram e fizeram a transferência de seus títulos para este município até o dia 03 de julho de 2023.

Conheça as candidatas e seus respectivos números:

Carle Elisangela Pinheiro Chagas – 101

Jaqueline Freitas Irazoqui de Matos – 102

Josy Ana Boye Luiz – 103

Mara Maciel de Souza – 104

Márcia Pereira Gomes – 105

Rosimar Rosa de Castro – 106

Tania Pereira Cravo – 107

Viviane da Silva Turra – 108

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e o CMDCA convidam toda a população a participar da escolha das novas conselheiras tutelares, exercendo seu direito e dever de cidadania.

“Estamos muito felizes em realizar mais uma eleição para conselheiras tutelares em nosso município. Sabemos da importância desse órgão para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa cidade. Por isso, pedimos a todos os eleitores que compareçam à Escola Municipal Manoel Rodrigues no dia 01 de outubro, das 08h às 17h, e escolham as candidatas que melhor representam os seus valores e ideais. Essa é uma oportunidade de fortalecer a democracia e a participação social na gestão das políticas públicas voltadas para a infância e a juventude”, disse a secretária de Assistência Social, Alessandra Bueno.