Primeiro Ecoponto é instalado em Passo de Torres na Semana do Meio Ambiente

Na última segunda-feira, 05 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento realizou uma ação referente a Semana do Meio Ambiente, o lançamento do primeiro Ecoponto junto a sede da Secretaria, que é um local onde as pessoas podem depositar resíduos recicláveis separadamente para que possam ser destinados corretamente e reciclados da maneira mais adequada. Em geral, os Ecopontos aceitam materiais como papel, plástico, vidro e metal. Mais locais como esse serão instalados no município, o próximo está previsto para a Praça dos Pescadores.

É importante lembrar que o bom funcionamento do Ecoponto depende da colaboração de todos. Por isso, é fundamental separar corretamente os resíduos e depositá-los nos recipientes apropriados. Além disso, não se deve depositar materiais não recicláveis ou contaminados, como fraldas, papel higiênico, embalagens sujas de comida, entre outros.

“É com grande satisfação que inauguramos nesta Semana do Meio Ambiente o primeiro Ecoponto do nosso município. Este é um projeto que visa promover a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos sólidos, contribuindo para a preservação da natureza e a qualidade de vida da nossa população. Quero agradecer a todos os envolvidos nessa iniciativa, desde a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento até os parceiros da iniciativa privada e da sociedade civil. E convido todos vocês a participarem desse projeto, levando seus resíduos ao Ecoponto e ajudando a construir uma cidade mais limpa, sustentável e solidária”, disse o prefeito, Valmir Rodrigues.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Planejamento Roger Maciel, “a meta é instalar os ecopontos em locais estratégicos, como em supermercados, escolas, praças e postos de gasolina, para facilitar o acesso da população. Ao utilizar um Ecoponto, a pessoa está contribuindo para a preservação do meio ambiente, já que os materiais recicláveis recolhidos são destinados para empresas especializadas na reciclagem e, assim, evita-se que resíduos sejam descartados em aterros sanitários ou não tenham o destino adequado e assim poluam o meio ambiente”, enfatizou.

A instalação dos Ecopontos se dará por meio de parcerias com a comunidade e empresas interessadas, mais informações na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento ou pelo telefone (48) 3548-0035 ramal 241 ou WhatsApp (48) 9935-8326. Vale lembrar que a gestão dos Ecopontos se dará em parceria com empresa especializada em recolhimento de materiais recicláveis para assim garantir o destino correto.

Estiveram presentes no lançamento do projeto o prefeito Valmir Rodrigues, os secretários de Meio Ambiente e Planejamento, Roger Maciel, de Administração, Antônio Scheffer Silveira, de Obras, Amélio Cardoso Ribeiro, de Turismo, Rosimeri Mengue e de Desenvolvimento Humano e Social, Alessandra Bueno.