Passo de Torres prepara segunda Semana Farroupilha com foco nas tradições e história regional

Passo de Torres se prepara para a segunda edição da Semana Farroupilha, um evento que presta homenagem às tradições e à história do povo gaúcho, do estado vizinho. A programação da semana é diversificada e abrange atividades culturais, esportivas, religiosas e gastronômicas.

A abertura oficial está agendada para quarta-feira, 13 de setembro, com a chegada da Chama Crioula pela Ponte Anita Garibaldi. A chama será conduzida em uma cavalgada até o Estádio Martinísio Manoel Silveira, marcando o início das festividades às 16h. Durante este momento, ocorrerá um cerimonial da Chama Crioula e a nomeação do Patrono da II Semana Farroupilha, Joaquim Moncks. Logo após, haverá uma celebração de missa crioula pelo padre Leonir Alves, seguida por uma confraternização entre os presentes. A noite encerrará com um animado baile ao som do Grupo Musical Os Tauras.

Nos dias seguintes, a festa prossegue com apresentações dos alunos das escolas municipais, que demonstrarão seus talentos na música, dança e poesia. O evento também incluirá espaço para tertúlia livre, uma oportunidade para troca de ideias e experiências entre os participantes. Na segunda-feira, 18 de setembro, ocorrerá a noite do pescado, uma homenagem aos pescadores locais, que oferecerão pratos típicos à base de peixe.

As atividades esportivas têm seu lugar na festa, com torneios de bocha na areia, futebol de bombacha e a clássica vaca parada. Além disso, está programada uma reunião da Academia de Escritores do Litoral Norte, bem como uma palestra proferida pelo escritor Giovanni Mesquita, autor da biografia “Bento Gonçalves”.

Os bailes são um dos pontos altos da II Semana Farroupilha, com a participação de grupos musicais renomados como Volnei Gomes & Grupo Cantando o Rio Grande, Novo Balanço e Grupo Legado Gaúcho.

A II Semana Farroupilha de Passo de Torres se estenderá até o dia 20 de setembro, data em que é celebrado o Dia do Gaúcho. Para encerrar a semana festiva, um almoço de confraternização reunirá cavaleiros locais e convidados, seguido por um desfile de cavalgada, carreata e outros adereços, contando com a participação especial de cavaleiros de Passo de Torres e visitantes. O encerramento oficial da II Semana Farroupilha de Passo de Torres ocorrerá às 18h, marcado pelo apagamento da Chama Crioula.

A organização do evento é realizada pela prefeitura de Passo de Torres e pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Vizinhos do Rio Grande, com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Governo de Santa Catarina e da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag).