Novo comando da Secretaria de Agricultura vai fortalecer o setor agrícola em Passo de Torres

Passo de Torres ganhou um novo gestor para a Secretaria Municipal de Agricultura. A pasta serve para atender melhor os agricultores da região, que são responsáveis por parte da economia local.

O secretário de Agricultura, André Silveira, assumiu o cargo com o compromisso de fortalecer o setor agrícola e oferecer mais apoio e orientação aos produtores rurais. Ele também pretende ampliar as parcerias com outras secretarias e órgãos públicos, sobretudo com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), para desenvolver projetos e programas que beneficiem a agricultura familiar.

A secretaria de Agricultura é essencial para o desenvolvimento município, pois é responsável por planejar, executar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para o setor agrícola. A secretaria tem como principais funções apoiar os produtores rurais, promover a assistência técnica e a extensão rural, incentivar a diversificação e a agroindustrialização, garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos, estimular a preservação ambiental e a sustentabilidade, fomentar a pesquisa e a inovação, fortalecer as organizações sociais e as cadeias produtivas, e integrar o município com as demais esferas de governo e com o mercado.

“Uma Secretaria de Agricultura eficiente e atuante contribui para o aumento da renda e da qualidade de vida dos agricultores, para a geração de emprego e renda no meio rural, para a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos, para a valorização da cultura e da identidade local, e para o crescimento econômico e social do município”, disse o prefeito, Valmir Rodrigues.