Nova base de rádio é instalada próximo aos molhes de Passo de Torres!

Na última sexta-feira, 11 de novembro, chegaram os dois containers que irão abrigar a secretaria municipal de Pesca e a base de rádio Matel Pesca, acompanharam a chegada o prefeito, Valmir Rodrigues, a primeira-dama, Marta Rodrigues, e o secretário de Pesca, Ademilson da Silva. Os containers já foram instalados e estão localizados próximo aos molhes.

Entre suas funções, que é estar posicionado estrategicamente para melhor propagação do sinal de rádio, alcançando embarcações que estejam a quilômetros do município vai também representar significativamente a questão econômica, será um gasto a menos, pois onde hoje se encontra a sala da secretaria é alugada.

O recurso total da obra e do investimento foi de R$ 289.629,08, sendo que R$ 100.000,00 foi destinado por emenda parlamentar do Deputado Estadual, João Amin. A contrapartida do município foi R$ 189.629,08 para construção da base de rádio.

As bases de rádio servem para manter uma comunicação entre as embarcações, para gerar mais segurança, caso aconteça algum imprevisto, ter por onde se comunicar. O rádio VHF (very high frequency) é um equipamento de extrema importância a bordo, além de obrigatório para barcos classificados como de mar aberto pela Marinha. Contudo, toda embarcação, mesmo que a lei não exija, deve ter um equipamento desse a bordo, nem que seja de um modelo portátil. Há muitos motivos para o VHF estar sempre ao alcance dos olhos e da mão do piloto. A chamada pelo VHF alcança, dentro da área de abrangência do aparelho, todos os barcos, marinas e iates clubes ao redor, justamente quem, numa emergência, poderá prestar socorro mais rapidamente.