Censo Demográfico de Passo de Torres será realizado em 2022 pelo IBGE.

A partir de 22 de junho de 2022, será realizado em todo Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Demográfico para a próxima década. O Censo se constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional. Em Passo de Torres, os coordenadores do IBGE de Araranguá, Sandriani Naspolini Oliveira e Caroline Gonçalves Cardoso, realizaram a primeira reunião na segunda-feira, 22 de novembro, junto da Administração Municipal. A pauta foi explanação de como acontecerá o Censo no município e toda logística necessária para esta tarefa. Na prática, segundo o IBGE, Passo de Torres tem uma estimativa de 9.269 habitantes, longe da realidade se compararmos aos mais de 17.000 inscritos na rede municipal de saúde. Esta diferença representa milhões de reais anuais que deixam de ser repassados para o município através do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O Fundo de Participação dos Municípios é a maneira como a União repassa verbas para os municípios brasileiros, cujo percentual, dentre outros fatores, é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes estimado anualmente pelo IBGE. Na oportunidade estiveram presentes na reunião o Prefeito Municipal Valmir Rodrigues, Vice-Prefeito Altemir Catel, Secretários Municipais e Vereadores.