05 de Novembro – Dia Nacional da Cultura.

05 de Novembro – Dia Nacional da Cultura
Em 5 de novembro comemoramos o Dia Nacional da Cultura. A data foi instituída pela Lei nº 5.579 em 15 de maio de 1970, Esse dia foi escolhido em homenagem ao nascimento de uma figura exponencial da ciência e da cultura no Brasil e no mundo, o ilustre brasileiro Ruy Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.
A cultura brasileira é riquíssima em diversidade, um verdadeiro mosaico. Tantos talentos, tantos patrimônios históricos, mas ainda muito incompreendida. Não faz muito tempo que a cultura no Brasil era usufruída só por quem tinha dinheiro para pagar um preço alto, excluindo em consequência a maioria da população brasileira. Isso está mudando graças a algumas ações que culminaram na participação da sociedade civil debatendo e deliberando sobre temas que são misteres para a valorização da cultura local, regional e nacional. O artesanato é um bom exemplo dessa mudança, pois para alguns detentores de produções e pesquisas, a cultura popular nem era considera como arte. Partimos para uma fase onde quebra com alguns paradigmas nos remetendo ao celebre Nelson Rodrigues, que dizia: “o brasileiro tem síndrome do cidadão vira-latas”. Ou seja, aquele que vê a “cultura” na sua frente mas não se considera protagonista. Ou ainda, aquele cidadão que não entra num teatro, por exemplo, porque acredita que não é o seu ambiente, o seu grupo social.
A cultura, na Região do Caminho dos Canyons, tomou um novo rumo, já está inclusive na pauta de outros setores. A exemplo disso temos a cultura como o quarto pilar da sustentabilidade, juntamente com a questão social, ambiental e econômica. A cultura está na pauta também da municipalidade de Passo de Torres, está na prática, cumprindo o direito de todos os cidadãos, contemplando a democracia, a inclusão, a diversidade, fortalecendo a identidade cultural da região do “Vale Sagrado do Mampituba”.
A Cultura é símbolo, a cultura é economia, a cultura é cidadania.
Texto: Jaime Luis da Silveira Batista, Gestor de Cultura no Departamento Municipal de Cultura.
Uma homenagem da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.