Pela primeira vez Passo de Torres recebe a Centelha da Chama Crioula.

Pela primeira vez Passo de Torres recebe a Centelha da Chama Crioula No último sábado (11), por volta das 16h, a Centelha da Chama Crioula chegou em Passo de Torres. O Prefeito Municipal Valmir Rodrigues, o Vice-Prefeito Altemir, o Secretário de Turismo Airton, o Secretário de Obras Amélio, o Vereador Paulinho Gaiteiro e o Patrão do CTG Igor Machado, receberam o símbolo da Revolução Farroupilha na cidade. “O recebimento da Chama Crioula marca o resgate do nosso tradicionalismo e demonstra o respeito que temos por nossa história. Meu agradecimento especial ao Vereador Paulinho Gaiteiro e ao secretário de turismo que abraçaram essa causa e fizeram esse momento acontecer”, disse o Prefeito Valmir. Significado do acendimento da Chama Crioula No ano de 1947 foi criado em Porto Alegre, no Colégio Júlio de Castilhos, um Departamento de Tradições Gaúchas, com o objetivo de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização das coisas tradicionais do Rio Grande do Sul, através da História Gaúcha. Naquele momento, um grupo de jovens do Colégio manifestou o desejo de fazer, a cavalo, o acompanhamento dos restos mortais do General Farroupilha, David Canabarro, que era transladado ao panteão rio-grandense no cemitério da Santa Casa de Misericórdia. O ato ocorreu em 05 de setembro, com oito jovens a cavalo. Dois dias depois, três daqueles jovens (Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira) também a cavalo retiraram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, a meia noite do dia 7, acendendo o candeeiro crioulo que foi guardado no Colégio Júlio de Castilhos, dando origem à Chama Crioula, que simboliza o apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo. A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a Tradição Gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heroico, dos farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos.