Prefeitura Municipal de Passo de Torres – Prolongamento do Molhe norte.

Prefeitura Municipal de Passo de Torres. Na segunda-feira dia 24 de maio na sede da Prefeitura de Passo de Torres foi realizada uma reunião online na qual participaram o Prefeito Valmir Rodrigues, Presidente da Colônia Z-18 Adriano Joaquim, Vereador Jaci Anacleto Ezequiel, Secretário de Pesca Ademilson Batista, Secretário de Meio Ambiente Roger Santos Maciel, Arquiteta Samanta Bonicenha e Ronaldo Basílio Pereira de Souza representante da empresa Squalo Assessoria e Projetos. Em pauta o prolongamento dos molhes na Barra do Rio Mampituba, sendo uma necessidade para o setor pesqueiro do município e sem qualquer solução que se arrasta por muitos anos. O direcionamento da administração do Prefeito Valmir juntamente com as entidades e setor pesqueiro é vislumbrar uma obra que seja economicamente viável, desde o projeto até a sua conclusão. O debate foi em torno de um projeto de médio porte que teria o prolongamento dos molhes norte somente em Passo de Torres, com uma extensão de 70m até 120m com sua ponta virando sentido norte. Neste ponto o Prefeito Valmir e o Presidente da Colônia Adriano indagaram ao engenheiro Ronaldo se os molhes sul de Torres deveriam acompanhar o prolongamento, Ronaldo falou que tudo depende de um estudo mais aprofundado, mas pela sua experiência na área acredita não ser necessário o prolongamento dos molhes sul. Na prática o que acontece hoje é que as marés de sul fazem um redemoinho depositando na entrada da Barra milhares de metros cúbicos de areia o que impede a entrada de embarcações carregadas com pescados capturados, o que em tese não aconteceria com o prolongamento dos molhes norte. Nos encaminhamentos finais ficou a negociação de um estudo e projeto de médio porte e o licenciamento ambiental que deve ser na esfera estadual (FATMA). Os pontos positivos é que Passo de Torres já tem alguns estudos realizados, inclusive de Batimetria (medição da profundidade) e ter na região jazidas de pedras de grande porte. “Não podemos ficar sonhando com uma obra faraônica que nunca vai sair do papel, mas devemos trabalhar para uma solução viável que fique ao nosso alcance…” disse o Prefeito Valmir.