Passo de Torres retoma planejamento e ações no setor de turismo.

Na segunda-feira dia 3 de maio o Prefeito de Passo de Torres Valmir Rodrigues anunciou Airton de Freitas como novo Diretor de Turismo do município e a servidora Lucia Hespanhol como sua assessora, para retomar o setor o primeiro compromisso foi uma reunião na AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) com Helen Becker, Coordenadora de Turismo e Cultura da AMESC. Neste primeiro contato foi realizada uma assessoria de turismo para o Diretor Airton e a servidora Lucia, Elem falou do atual quadro do turismo regional e fez um breve histórico de como surgiu o Caminho dos Cânions, região dos 15 municípios do extremo sul catarinense o qual Passo de Torres faz parte. Foram repassados quais os programas que estão sendo trabalhados dentro da associação e de acordo com Ministério do Turismo, programas de regionalização do turismo, nele consta o certificado do programa de gratuidade do CADASTUR (Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo). A primeira ação do departamento de turismo será fazer um levantamento de todo Trade turístico, quem são os atores deste Trade nas suas cinco categorias, que vão desde os meios de hospedagem (Hotéis e pousadas), agências e guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos e toda parte da gastronomia (restaurantes, petiscarias etc…) entre outros. Após este levantamento é feito inicio de contatos via internet, telefone ou pessoalmente, onde vai ser destacado o turismo, a importância de se debater e discutir um plano futuro para o município através do Plano Municipal de Turismo. O prefeito Valmir sinalizou que a partir de agora será feita esta atualização, sendo uma exigência do Ministério do Turismo para os municípios que tem uma vocação turística e queiram estar dentro do programa Mapa Brasileiro de Turismo. O Passo de Torres é um município com vocação turística, mas para isto deve-se trabalhar a parte burocrática com a criação do CONTUR (Conselho Municipal de Turismo) e neste ponto o Prefeito Valmir está de acordo que estes requisitos sejam atualizados através do Diretor de Turismo que terá autonomia e muito trabalho para seguir o passo a passo para atender a exigências do Ministério do Turismo. Foi relatado pela como funciona a SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) em nossa região, e que o mais importante é seguir este passo a passo, pois estava tudo desconstruído, com somente a inscrição do município no Mapa Turístico do Estado. Isto possibilitará que todos os projetos feitos pelo Passo de Torres poderão estar cadastrados no sistema nacional de convênios, e assim lutar através das políticas públicas do Prefeito, Deputados e Senadores a contemplação de recursos estaduais ou federais que irá auxiliar o desenvolvimento turístico do município com obras de infraestrutura.