Setor Pesqueiro terá mais apoio da Saúde e Assistência Social.

Na segunda-feira dia 03 de maio aconteceu nas dependências da Colônia de Pescadores Z-18 de Passo de Torres, reunião que contou com a presença do Presidente desta entidade, Adriano Delfino Joaquim, Secretário de Saúde Adilson Martins, Secretário de Pesca Ademilson Batista, Secretária de Desenvolvimento Humano e Social Ana Lucia Clos Carvalho Joaquim, Presidente da Associação de Pescadores Adilson Machado (Sócio), Alberto Matos dos Santos (Mestre de Embarcação) e da Assistente Social Tais Broch de Borba. O presidente da Colônia Adriano, saudou a todos e agradeceu a presença, colocou ao grupo a intenção de ter um direcionamento de combate ao Covid 19 para o setor pesqueiro. A Secretária Ana colocou-se a disposição para atender no que for possível o setor, destacou a importância da união entre as secretárias, colônia e as famílias de pescadores. O Secretário Adilson falou que o município está com os menores índices de contágio e internação pelo Covid no estado, mas que devemos continuar trabalhando para que este quadro se mantenha, e que a criação do Centro Covid na 3ª Idade foi uma das principais ações que ajudaram no controle da pandemia. Adilson sugeriu que a tripulação que for embarcar poderia fazer o teste rápido de Covid agendado, evitando que um marinheiro contamine toda tripulação, ter um número de Whatsapp que atendesse na saúde casos suspeito ou sintomas que ocorram aos embarcados. O Presidente da Associação de Pescadores Adilson (Sócio) pediu apoio do Secretário da Saúde para Kits de primeiros socorros nas embarcações, o Secretário Adilson se mostrou favorável à ideia, ficando o Secretário de Pesca Ademilson responsável por fazer um levantamento das embarcações e criação de uma lista básica de remédios e insumos para este Kit. O Presidente Adriano foi mais além, sugerindo um programa de prevenção de doenças como diabetes, hipertensão entre outras, direcionado aos pescadores, segundo ele os mesmos são um tanto desleixados com a própria saúde, que poderia aproveitar o período de 15 de maio a 15 de junho para exames, haja vista que a grande maioria dos pescadores estará em terra. Por fim todos tiveram a mesma impressão que a reunião foi bastante proveitosa no sentido de unir forças para o bem estar do pescador e suas famílias.