Educação Conectada

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Passo de Torres-SC, vem construindo um projeto desde 2019 para tornar a educação de nosso município cada vez mais conectada aos novos tempos, utilizando-se de ferramentas tecnológicas (equipamentos e programas) como apoio pedagógico, transformando o ensino e aproximando cada vez mais o conhecimento da realidade de nossos alunos.

Com esse objetivo o Município adquiriu no final do ano passado, 140 Tablets para serem fornecidos aos professores da rede municipal, computadores para atualizar as salas de informática das escolas, televisores e projetores multimídia para auxiliar no desenvolvimento das aulas. No início desse ano letivo começariam as pesquisas de aplicativos e programas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, além de melhorar o acesso à Internet no ambiente escolar. Todas essas melhorias estavam programadas para serem executadas e equipamentos entregues no início do ano letivo de 2020, porém fomos surpreendidos com a COVID-19. Essa pandemia transformou nossas vidas, nosso calendário escolar e nossos projetos, exigindo de todos nós um isolamento social, difícil de compreender e de executar, tirando do convívio diário nosso maior porto seguro, “a escola”. As aulas presenciais foram suspensas, com isso, tivemos que reinventar nossa forma de ensinar e implementar em nossa rede escolar o “Ensino Remoto”, possibilitando aos nossos alunos um novo formato de ensino em tempos de pandemia. Tivemos que pesquisar, reformular e criar Leis, Pareceres, Decretos e Resoluções que possibilitassem implementar o ensino remoto através de uma plataforma, que utiliza a Internet para elaborar e disponibilizar aos alunos as aulas virtualmente, além de permitir a impressão dessas aulas para ser retiradas nas escolas para os alunos que não tem acesso à Internet. Implementamos uma ferramenta tecnológica (plataforma de ensino MAZK – Desenvolvida pela UFSC) em um processo muito rápido de treinamento e adaptação, com suporte da Universidade e com custo zero para o Município, o que nos permite dizer que ainda vamos evoluir muito no uso dessa ferramenta, pois pretendemos mantê-la como ferramenta pedagógica de ensino mesmo pós pandemia e retorno das aulas presenciais, o que inicialmente já estava em nossos projetos a utilização de uma ferramenta nesse formato apresentado pelo MAZK.

Com tudo isso, estávamos muito apreensivos de como esse processo de ensino remoto iria funcionar durante o isolamento, como iria ser a adaptação dos professores e a adesão dos alunos. Devido a isso, até o momento ainda não tínhamos feito essas entregas de equipamentos, pois precisávamos ter a certeza que esse processo de ensino daria certo e que não teríamos que mudar nossas estratégias, com isso teríamos que ter o máximo de alternativas disponíveis, e os equipamentos poderiam ser utilizados de outras maneiras mudando todo nosso planejamento inicial para eles. Agora com o processo de ensino remoto completando pouco mais de um mês de andamento, tendo uma adesão em torno 85% dos alunos do pré-escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental da nossa rede, alcançamos nosso objetivo e consolidamos essa forma de ensino como a mais eficiente, no período de isolamento e suspensão das aulas presenciais, para manter uma rotina de ensino diária aos nossos alunos, garantindo a manutenção do calendário escolar e a viabilização do ano letivo de 2020.

Gostaríamos de informar à comunidade escolar que na próxima semana estaremos realizando a entrega, aos professores que estão no processo de ensino remoto, os Tablets que deverão ser utilizados para facilitar e qualificar ainda mais o excelente trabalho que todos estão desenvolvendo nesse momento, posteriormente estaremos informando a agenda de entrega para evitarmos aglomerações nas escolas. Os demais equipamentos também começarão a ser entregues nas escolas a partir da próxima semana.

A Secretaria de Educação e Cultura de Passo de Torres-SC, busca, mesmo em tempos difíceis, o melhor para educação de nosso Município, possibilitando aos nossos alunos um ensino público de qualidade. Gostaríamos de agradecer a todos os profissionais de educação de nosso Município pelo trabalho prestado nesse momento tão difícil de nosso país, não poderíamos deixar de agradecer a todos os   familiares que não estão medindo esforços para auxiliar nossos alunos e nossas escolas nessa caminhada de ensino remoto, precisamos cada vez mais dessa união “família e escola”.