PREFEITURA LANÇA PROJETO PILOTO PARA A COLETA SELETIVA

A Prefeitura Municipal de Passo de Torres, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, inicia na segunda feira, 25/02/2019, a execução do Projeto de Coleta Seletiva no município. O Projeto observa em seu conteúdo alguns aspectos relevantes, sendo principalmente a adequação da administração à Lei Federal 12.305/10, que segue uma tendência mundial baseada em experiências bem sucedidas de práticas de sustentabilidade já praticadas em países desenvolvidos. O texto da Lei deixa claro que o Brasil persegue metas de desenvolvimento sustentável, reconhecendo nos projetos seus potenciais econômicos sem desprezar a geração de emprego e renda e respeito ao meio ambiente. Também busca incentivar o diálogo sobre o meio ambiente, divulgação de ações e sobretudo gerar conteúdo de Educação Ambiental visando as gerações do presente e do futuro.
A Secretaria do Meio Ambiente firmou parceria com Trabalhadores do município que fazem parte da CECOBE Cooperativa, entidade que atua no setor, para a realização da iniciativa. Em um primeiro momento será executado um Projeto Piloto, com coleta de dados sobre o serviço prestado, de quantidade, qualidade e efetividade, para logo a seguir baseado nesses números ser instaurado o Projeto definitivo. A coordenadora da CECOBE no município, Josiane Beninca coloca a sua expectativa no Projeto, afirmando que “Estamos motivados para fazer com que esse projeto de certo, nos preparamos para esse momento e contamos com a colaboração de toda a comunidade, moradores, veranistas e comerciantes”. Roger Maciel, Secretário de Meio ambiente, dialoga no sentido de buscar soluções na questão ambiental de forma permanente e a Coleta Seletiva é uma delas, apostando que “O Projeto Piloto vem ao encontro dos anseios da população, que há muito tempo vem pedindo pela coleta seletiva, além disso, estaremos divulgando os locais onde o projeto irá atuar para que as pessoas possam separar seus resíduos e melhorar ainda mais a coleta” Seguindo a mesma linha de raciocínio o Prefeito Jonas disse “Estaremos fomentando as cooperativas de catadores, estimulando a geração de trabalho, emprego e renda, proporcionando maior dignidade aos catadores da nossa cidade, além do desenvolvimento sustentável do município”.