João Luiz Corrêa encerra com sucesso as comemorações de aniversário do Município

As comemorações do aniversário de 31 anos de Passo de Torres foram um sucesso! A programação do dia 26 de setembro foi preparada pela Prefeitura Municipal e iniciou pela manhã com um Desfile Cívico de participação recorde, cerca de 3 mil pessoas, a noite foi cortado o bolo de aniversário da cidade e para encerrar, o Show com o Patrono da Primeira Semana Farroupilha, João Luiz Corrêa.

As festividades foram marcadas por uma grande participação popular e a presença de autoridades municipais, entre elas, o Prefeito Valmir Rodrigues, Primeira-Dama Marta Rodrigues, Vice-Prefeito Altemir Cardoso, Secretários Municipais, Vereadores e tradicionalistas e simpatizantes da cultura gaúcha.

?? HISTÓRIA

O Município de Passo de Torres está localizado na microrregião de base cultural açoriana do Extremo Sul Catarinense, às margens do Rio Mampituba, que serve de divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua área geográfica é de 99.075 km², tendo como limites: ao norte com Balneário Gaivota, ao sul com Torres (RS), a oeste com São João do Sul e a Leste com o Oceano Atlântico.

O nome de Passo de Torres originou-se do trânsito de mercadorias e pessoas que vinham de Laguna ao território de São Pedro do Rio Grande. Estes locais, à margem dos rios eram conhecidos por passos. Passo de Torres foi provavelmente o nome original da região que envolvia as duas margens do rio Mampituba, em sua foz.

A ocupação pelo homem branco, da atual área do Município, ocorreu já em fins do século XIX. Quando da criação do distrito de Passo do Sertão (São João do Sul), em 1891, é mencionado o arraial de Mampituba, habitado por algumas famílias. A estrutura da comunidade foi consolidada com a fundação da capela, em 22 de março de 1944, que pode ser considerado o marco original da cidade de Passo de Torres.

Em 18 de maio de 1964, através da Lei N° 964, foi criado o distrito de Passo de Torres, desmembrado do distrito sede de São João do Sul, ao qual continuou a pertencer até a emancipação político–administrativa para formar o novo Município. Através da Lei Estadual 8.350 de 26 de setembro de 1991, foi elevado à categoria de Município com o mesmo nome: Passo de Torres; sendo efetivamente instalado em 1° de janeiro de 1993.

?? O PATRONO

A homenagem ao músico e compositor João Luiz Corrêa é um reconhecimento por sua atuação no tradicionalismo gaúcho, sobretudo pela carreira sólida construída desde 1989. Sucessos como “Um Bagual Corcoveador”, “Fandango em Soledade”, “Pau Que Dá Cavaco”, “Quando Tapeia o Chapelão”, dentre outros, coroaram de êxito a carreira deste artista. Algumas canções, lançadas no início de sua caminhada artística, ainda estão entre as mais executadas nos fandangos e nas emissoras de rádio.

Em novembro de 2020, João Luiz Corrêa recebeu do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria do Parlamento gaúcho. Na atualidade, é o nome mais expressivo do meio musical gaúcho com uma agenda que supera 220 shows por ano. Destaca-se por sua fidelidade à tradição gaúcha, por seu estilo fandangueiro e por seu carisma inconfundível.