Jantar em Homenagem ao Patrono da I Semana Farroupilha

Na quarta-feira, dia 03 de agosto, a Prefeitura Municipal realizou uma noite de homenagem ao patrono da primeira Semana Farroupilha de Passo de Torres – João Luiz Corrêa. O evento de cultura gaúcha será realizado entre os dias 13 e 20 de setembro, fazendo parte das comemorações da semana de aniversário do Município que completa 31 anos de emancipação político-administrativa.

A homenagem ao músico e compositor João Luiz Corrêa é um reconhecimento por sua atuação no tradicionalismo gaúcho, sobretudo pela carreira sólida construída desde 1989. Sucessos como “Um Bagual Corcoveador”, “Fandango em Soledade”, “Pau Que Dá Cavaco”, “Quando Tapeia o Chapelão”, dentre outros, coroaram de êxito a carreira deste artista. Algumas canções, lançadas no início de sua caminhada artística, ainda estão entre as mais executadas nos fandangos e nas emissoras de rádio.

Em novembro de 2020, João Luiz Corrêa recebeu do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria do Parlamento gaúcho. Na atualidade, é o nome mais expressivo do meio musical gaúcho com uma agenda que supera 220 shows por ano. Destaca-se por sua fidelidade à tradição gaúcha, por seu estilo fandangueiro e por seu carisma inconfundível.

O evento realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade Amizade, homenageou de forma especial o músico, que recebeu uma placa de reconhecimento e uma medalha do Município, entregues pelo Prefeito Valmir Rodrigues, Vereador Paulinho Gaiteiro e pelo Patrão do CTG Vizinhos do Rio Grande, Igor Machado.

A Semana Farroupilha de Passo de Torres foi criada através da Lei Municipal Nº 1.185, de autoria do Vereador Paulinho Gaiteiro, com o objetivo de homenagear as tradições gaúchas e o cultivo da cultura e dos costumes locais da nossa cidade. Unir o povo tradicionalista e conquistar ainda mais guerreiros como foram outrora os heróis Farrapos, na defesa da moral e dos bons costumes.

Na oportunidade a Secretária de Turismo, Rosimeri Mengue, anunciou com alegria o show do cantor João Luiz Corrêa que será realizado no aniversário do Município, no dia 26 de setembro de 2022.

O encontro foi prestigiado por diversas autoridades regionais e representantes de movimentos tradicionalistas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre eles o Presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e Prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, Prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira, Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha e o Presidente da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (CEPRAG), Patrique Alencar Homem.