IBGE realiza treinamento de recenseadores no Município

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil classificados para trabalhar no Censo 2022. Esse treinamento é a parte final do processo seletivo simplificado dos recenseadores e ocorrerá em milhares de locais espalhados por quase todos os municípios do país.

Passo de Torres contará com oito recenseadores que irão visitar todos domicílios aplicando os questionários simples ou mais completos. A próxima etapa será o início das visitas domiciliares em 1º de agosto.

Na quarta-feira, dia 20 de julho, o Prefeito Valmir Rodrigues esteve visitando os trabalhos de treinamento dos recenseadores que irão fazer a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022. “Este censo é muito importante para o nosso Município por vários motivos. A partir do momento que os dados estiverem atualizados, vai aumentar o repasse de recursos do Governo Federal através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), assim poderemos contratar mais funcionários e ampliar os investimentos para melhorar a vida das pessoas”, disse Valmir.

O Prefeito explicou que o número oficial é de 9 mil habitantes no Município, número que está fora da realidade atual. Segundo estimativas da Prefeitura e do próprio IBGE, a população passotorrense está entre 16 a 20 mil habitantes. “Por tudo isso o trabalho de vocês (recenseadores) é muito importante”, destacou o prefeito Valmir.

Reiterando o apoio ao trabalho do IBGE, o Prefeito Valmir colocou à disposição todos os serviços da administração, desde a logística de transporte até alimentação, para que eles possam alcançar todo Município.

Segundo os instrutores Magda Elieze Barbosa da Silva e Vicente Silveira, o censo é o retrato da cidade, por isso a importância de todos moradores receberem bem os recenseadores e responderem os questionários de forma fiel e verdadeira. Magda agradeceu o apoio que tem recebido da administração, desde a sala para treinamento, até utensílios e eletrodomésticos emprestados.