Eventos promoveram a vacinação e a saúde feminina em Passo de Torres

A prefeitura de Passo de Torres promoveu dois eventos de conscientização e ações de saúde, no último sábado (21). O Dia D contou com pais, que levaram seus filhos para atualizar a carteira de vacinação. Já na programação do Outubro Rosa, as mulheres receberam cuidados especiais, além de exames. Os dois eventos contaram com 50 pessoas prestando atendimento, entre profissionais, estagiários e apoiadores, no Posto de Saúde Central.

O Dia D faz parte da campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A Secretaria de Saúde ofereceu diversas atrações como brinquedos, atividades recreativas e personagens infantis. Ao todo, foram 128 vacinados. A campanha segue até o dia 27 de outubro. Basta comparecer à Unidade Básica de Saúde com a carteirinha de vacinação.

Já as atividades do Outubro Rosa, contabilizaram 34 mamografias, 55 exames preventivos, 44 testes rápidos e 55 exames de tipagem sanguínea. As participantes também puderam desfrutar de outros atendimentos como reiki, que foi aplicado em 16 mulheres. Também contaram com maquiagem para 49 participantes e auriculoterapia para 40 pacientes.

A secretária de Saúde, Elizangela Rodrigues, agradeceu a presença dos pais, das crianças e das mulheres que compareceram. “Foi muito gratificante ver todos cuidando da saúde. Os pais, com a consciência de imunizar seus filhos, bem como as mulheres que sabem a importância dos exames preventivos do câncer de mama”, salientou a secretária.