“Dossiê do Vale Sagrado do Mampituba” é debatido na Amesc!

No dia 09 de novembro, na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), em Araranguá/SC, aconteceu uma reunião para tratar do “Dossiê do Vale Sagrado do Mampituba”. A proposta é ampliar a pesquisa da história dos 18 municípios do Vale do Mampituba, sendo dez de Santa Catarina e oito do Rio Grande do Sul, com compilações de artigos, crônicas e poesias, entre outros textos e imagens, que servirão para o estudo com o intuito de registrar aspectos culturais de toda a região. O título, representa a união que o Rio Mampituba promove entre os municípios em uma só cultura, baseada na matriz indígena, afro-brasileira e europeia, principalmente dos imigrantes dos Açores.

Passo de Torres esteve representado na reunião pelo diretor de Cultura, Jaime Batista, acompanhado da Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Vera Eni de Bovi e pela Secretária Marilene de Souza. Como representantes da Amesc, estiveram presentes a Coordenadora de Turismo e Cultura Helen Becker e o Gerente Executivo Francisco Diello de Souza. Também, o Colegiado de Cultura da Amesc, membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Araranguá, o Secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Mateus Bellettini, o Secretário de Cultura de Balneário Gaivota, João Jacques, a Diretora de Cultura de Torres/RS, Taísse Nascimento e o presidente da Casa do Poeta Brasileiro (Poebras), Joaquim Monks.

A iniciativa surgiu através do Conselho Municipal de Política Cultural de Passo de Torres (CMPC), juntamente com o gestor do Departamento de Cultura, Jaime Batista, idealizado conjuntamente com a Casa do Poeta do Vale do Mampituba, representado pelo presidente Paulo Cesar Timm, que tem a sua sede em Passo de Torres e o Movimento Torres Além Veraneio (Motave), representado por Débora Lupim Fernandes.

Outra pauta que será melhor debatida em próximas reuniões é a possibilidade de realizar a 1ª Festa Cultural e Literária do Vale do Mampituba, envolvendo escritores e fazedores de cultura de toda a região.

O município de Passo de Torres, incentivado pelo seu prefeito Valmir Augusto Rodrigues e pela Secretária de Educação e Cultura Karini Lummertz Colares, estará sempre trabalhando pela integração e fruição da cultura regional. Esta proposta está como meta no Plano Municipal de Cultura, atendendo a regionalização na literatura e outros setores da Cultura do Extremo Sul Catarinense.