Cultura e tradição gaúcha são celebradas na 2ª Semana Farroupilha de Passo de Torres

A 2ª Semana Farroupilha de Passo de Torres chegou ao fim nesta quarta-feira, 20 de setembro, após uma série de atividades culturais, religiosas e esportivas que celebraram a tradição gaúcha. O evento, que começou no dia 13 de setembro, contou com a participação de alunos das escolas municipais, que fizeram apresentações artísticas e literárias sobre a história e os valores do Rio Grande do Sul. Também houve uma missa crioula, que reuniu os fiéis em uma celebração com elementos da cultura gaúcha, como o chimarrão e a gaita.

Durante a semana, os visitantes puderam se divertir com os bailes animados pelos grupos musicais Os Tauras, Novo Balanço, Volnei Gomes e Grupo Cantando o Rio Grande e Legado Gaúcho, que tocaram sucessos da música regional.

Para encerrar a festa, nesta quarta-feira, houve um almoço de confraternização dos cavaleiros do município e convidados, que percorreram as ruas da cidade em um desfile que mostrou a beleza e a força dos cavalos. Em seguida, foi realizada a cerimônia de apagar a chama crioula, que simboliza o espírito farroupilha e o amor pela pátria. A 2ª Semana Farroupilha de Passo de Torres foi uma homenagem aos heróis da Revolução Farroupilha e uma oportunidade de valorizar a cultura e a identidade gaúcha, na qual teve como patrono o renomado poeta e ativista cultural, Joaquim Moncks.