Comemoração dos 32 anos de Passo de Torres contou também com o 3º sul catarinense de Capoeira

A arte e a cultura afro-brasileira foram celebradas no 3º sul catarinense de capoeira, que aconteceu em Passo de Torres no último sábado, 23 de setembro, fazendo parte da programação de 32 anos do município. O evento reuniu mestres e alunos de várias cidades, que participaram do batismo e da troca de graduação dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Passo de Torres, Praia Grande e São João do Sul. Esses alunos fazem parte da oficina de capoeira há um ano e passaram por dois testes, um físico e outro teórico, para receber a nova corda que indica o seu nível na capoeira.

O batismo é o momento em que o aluno ganha um apelido na capoeira, depois de jogar com um mestre que lhe aplica uma queda simbólica. O evento contou com a presença de cerca de 15 mestres, que vieram de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Belo Horizonte, além de contramestres, professores, monitores e instrutores, totalizando uma equipe de 40 pessoas.

O organizador do evento foi o Éder Leonardo Daront, conhecido como mestre Curisco, que é o coordenador da oficina de capoeira no SCFV. O evento foi uma oportunidade de mostrar a beleza, a força e a diversidade da capoeira, que é uma expressão cultural brasileira declarada como patrimônio imaterial da humanidade.

O vice-prefeito de Passo de Torres, Altemir Cardoso, participou do evento e parabenizou os alunos e os mestres pela dedicação à capoeira. Ele destacou a importância da arte e da cultura afro-brasileira para a formação dos jovens e para a valorização da diversidade. “A capoeira é uma manifestação que une esporte, música, dança e história. Ela contribui para o desenvolvimento físico, mental e social dos nossos alunos, além de resgatar e preservar a nossa identidade cultural. Estamos muito felizes em celebrar os 32 anos de Passo de Torres com esse evento tão bonito e significativo”, disse o vice-prefeito.