Chegada da Chama Crioula marca o início da Semana Farroupilha de Passo de Torres

Após uma longa viagem de 670 quilômetros, vinda de Canguçu no Rio Grande do Sul, a centelha da Chama Crioula chegou em Passo de Torres nesta terça-feira (13/09) por volta das 16h30min acompanhada de uma comitiva de cavalarianos. O ato marca o início da primeira Semana Farroupilha do Município que acontece entre os dias 13 e 20 de setembro de 2022.

Os tradicionalistas chegaram pela Ponte Anita Garibaldi liderados pelas bandeiras do Brasil, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Passo de Torres, Sombrio , CTG vizinhos do Rio Grande e Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, seguindo para um desfile que passou pela cidade até chegar ao Estádio Martinísio Manoel Silveira, sede do evento. Lá foram recepcionados por autoridades municipais e iniciaram a cerimônia de acendimento da pira da Semana Farroupilha.

“O objetivo é homenagear as tradições gaúchas que estão presentes em nossa cidade devido à proximidade do território rio-grandense. São valores que devemos cultivar para as futuras gerações, costumes locais que unem o povo tradicionalista e mantém viva a história de um povo que lutou pelos ideais de Liberdade, Igualdade e Humanidade”, disse o Prefeito Valmir Rodrigues ao receber os cavalarianos.

A solenidade também foi prestigiada pelo Vice-Prefeito Altemir Cardoso, Secretários Municipais Rosimeri Mengue (Turismo), Karini Colares (Educação e Cultura), Rafael Teixeira (Esportes), Lucio Hespanhol (Saúde), Alessandra Bueno (Desenvolvimento Humano e Social), Roger Maciel (Meio Ambiente e Planejamento) e Amélio Ribeiro (Obras), Vereadores Paulinho Gaiteiro, Fabiano Lopes, Alan Constante e Ricieri Mengue, Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, Secretário de Cultura de Balneário Gaivota, João Jaques, Representantes da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (CEPRAG) e Patrão do CTG Vizinhos do Rio Grande, Igor Machado.

Trajetória da Chama Crioula

A tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

A centelha da Chama Crioula que chegou no Município foi acesa em Canguçu no dia 13 de agosto, de onde saiu em comitiva no casco dos cavalos. Chegou em Capão da Canoa no dia 30 de agosto, ali foi recebida e seguiu viagem com os tradicionalistas Paulo Guimarães o mais conhecido “Paulinho Pisca” e Ronaldo Rodrigues mais conhecido como “Campeiro”.

Chegou em Arroio Teixeira no domingo dia 11 de setembro, onde pousou na casa do Sr. Jomar Costa, no dia 12 pousou em Arroio do Sal e partiu para a última etapa, sendo recebida em Passo de Torres pelo Patrão do CTG Vizinhos do Rio Grande, Igor Machado, Tradicionalista Moacir Crescêncio e Vereador Paulinho Gaiteiro.