Base de Rádio e Secretaria de Pesca são inauguradas em Passo de Torres

Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura de Passo de Torres inaugurou a nova base de rádio destinada aos pescadores do município e a sede da Secretaria Municipal de Pesca, que funcionará no mesmo local, na Rua dos Navegantes, próximo aos Molhes do município. A estrutura recebeu a nomeação de “Lauro Motta Gonçalves” (in memoriam), em homenagem a um grande pescador passotorrense que deixou um legado de trabalho em prol da comunidade.

O novo imóvel trará benefícios diretos aos pescadores de Passo de Torres, abrigando a nova sede da Secretaria de Pesca, que oferecerá atendimentos odontológicos, uma base de rádio para suporte às embarcações e encaminhamentos gerais da Secretaria. Além disso, a secretaria deixará de pagar aluguel, passando a contar com seu próprio espaço.

O investimento total para a construção da base de rádio e da nova sede da Secretaria foi de R$ 289.629,08, sendo que R$ 100.000,00 foram provenientes de uma emenda parlamentar do deputado estadual João Amin. O município contribuiu com a contrapartida de R$ 189.629,08. Além da obra, a Prefeitura também realizou a entrega de um Jet Ski para auxiliar no monitoramento das embarcações.

O prefeito Valmir Rodrigues destacou a necessidade de uma estrutura exclusiva para atender os pescadores. “Estamos falando de preservar a vida dos pescadores, trazer segurança para quem trabalha. A nova base de rádio, juntamente com o Jet Ski que adquirimos, proporcionará suporte e segurança às famílias dos trabalhadores”, afirmou o prefeito Valmir Rodrigues.

“A pesca em Passo de Torres é hoje o motor da economia, e estamos no caminho certo. Quero agradecer ao vereador Jaci e ao vereador Ricieri, que são incansáveis na luta pelos pescadores. Juntos, conseguimos recursos para desassorear a barra e adquirir este Jet Ski”, agradeceu o secretário de Pesca, Ademilson Batista, destacando ainda a parceria do presidente da Associação dos Pescadores, Adilson Machado (Sócio).

As bases de rádio são fundamentais para manter a comunicação entre as embarcações, garantindo mais segurança em caso de imprevistos, proporcionando meios para se comunicar. O rádio VHF (Very High Frequency) é um equipamento de extrema importância a bordo, sendo obrigatório para barcos classificados como de mar aberto pela Marinha. A chamada pelo VHF alcança todos os barcos, marinas e iates clubes ao redor, dentro da área de abrangência do aparelho, permitindo que, em uma emergência, possa ser prestado socorro mais rapidamente.